{"id":174,"date":"2016-12-29T09:19:12","date_gmt":"2016-12-29T09:19:12","guid":{"rendered":"https:\/\/eurodefense.pt\/?p=174"},"modified":"2021-02-11T18:19:29","modified_gmt":"2021-02-11T18:19:29","slug":"o-contingente-nacional-no-afeganistao-resolute-support-mission","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/eurodefense.pt\/o-contingente-nacional-no-afeganistao-resolute-support-mission\/","title":{"rendered":"O contingente nacional no Afeganist\u00e3o \u2013 \u00abResolute Support Mission\u00bb"},"content":{"rendered":"\n

As Resolu\u00e7\u00f5es 1386 (2001) e 2120 (2013), do Conselho de Seguran\u00e7a das Na\u00e7\u00f5es Unidas, autorizaram a Organiza\u00e7\u00e3o do Tratado do Atl\u00e2ntico Norte (NATO) a estabelecer uma opera\u00e7\u00e3o para o Afeganist\u00e3o, com vista \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o da seguran\u00e7a em Cabul e \u00e1reas circundantes, permitindo a atua\u00e7\u00e3o das organiza\u00e7\u00f5es governamentais e n\u00e3o-governamentais empenhadas em tarefas de reconstru\u00e7\u00e3o e de apoio humanit\u00e1rio, e tamb\u00e9m no sentido de apoiar as Afghan National Security Forces <\/em>(ANSF), de forma a dotar o Governo Afeg\u00e3o das ferramentas essenciais ao estabelecimento de um clima de seguran\u00e7a sustent\u00e1vel. A partir de 1 de janeiro de 2015, a NATO foi incumbida de conduzir uma nova miss\u00e3o, essencialmente de treino, aconselhamento e assist\u00eancia, no Teatro de Opera\u00e7\u00f5es do Afeganist\u00e3o, designada por Resolute Support Mission (RSM).<\/em><\/p>\n\n\n\n

Pela Portaria N\u00ba 205\/2016, 27 de junho de 2016. do Ministro da Defesa Nacional, o Chefe do Estado-Maior-General das For\u00e7as Armadas foi autorizado (com efeito a 01Jan16) a empregar e sustentar, como contributo de Portugal para a Resolute Support Mission (RSM)<\/em>, dez militares, sete destacados no Quartel\u2013General da Resolute Support <\/em>(HQRS<\/em>) e tr\u00eas no Quartel-General do Comando da Componente de Opera\u00e7\u00f5es Especiais (HQNSOCC\u2013A<\/em>).<\/p>\n\n\n\n

O Contingente Nacional na NATO Resolute Support Mission<\/em> (CN\/RSM), \u00e9 composto por dois militares da Marinha, seis do Ex\u00e9rcito e dois da For\u00e7a A\u00e9rea, e ocupa cargos nos Quarteis-Generais da miss\u00e3o em Cabul, \u00e0 exce\u00e7\u00e3o de um militar destacado no Aquartelamento de HKIA (Hamid Karzai International Airport).<\/em> De acordo com o job description<\/em> dos diversos cargos, cinco militares portugueses, quer no HQNSOCC-A<\/em> quer no HQRS<\/em>, exercem as suas fun\u00e7\u00f5es no \u00e2mbito do Train, Advice e Assist<\/em> (TAA) a elementos das Afghan National Security Forces <\/em>(ANSF). Sendo o TAA o foco principal da miss\u00e3o da RSM e que \u00e9 efetuado com o objetivo de promover a longo prazo a sustentabilidade das ANSF, as suas diversas \u00e1reas compreendem o seguinte: Train<\/em> \u2013 desenvolver os programas dos estabelecimentos de ensino e dos centros de treino das ANSF e das demais institui\u00e7\u00f5es afeg\u00e3s com responsabilidades ao n\u00edvel da seguran\u00e7a (e.g. Minist\u00e9rio da Defesa e Minist\u00e9rio do Interior); Advise<\/em> \u2013 facilitar e influenciar a melhoria das institui\u00e7\u00f5es com responsabilidades ao n\u00edvel da seguran\u00e7a e das ANSF atrav\u00e9s da cria\u00e7\u00e3o de uma rela\u00e7\u00e3o profissional baseada na confian\u00e7a; Assist<\/em> \u2013 auxiliar na realiza\u00e7\u00e3o de tarefas que incidam sobre o desenvolvimento de procedimentos, processos e sistemas das institui\u00e7\u00f5es com responsabilidades ao n\u00edvel da seguran\u00e7a e das ANSF. Deste modo, o TAA \u00e9 realizado entre outros, nos Quart\u00e9is-Generais das ANSF, nos Centros de Treino, Centros Log\u00edsticos e ao n\u00edvel dos Minist\u00e9rios.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m dos cinco Advisors<\/em>, o CN\/RSM assume cargos diversificados, como os tr\u00eas elementos no CJOC (Combined Joint Operations Center),<\/em> onde exercem respectivamente, as fun\u00e7\u00f5es de Watch-keeper; Staff Officer <\/em>para o PAO (Public Affairs Office) e Staff Officer para o CJ22- PTO (Plans; Targeting & Operations). <\/em>Numa vertente mais t\u00e9cnica, um Elemento Nacional Destacado (END) exerce fun\u00e7\u00f5es no GEOSPATIAL CELL <\/em>onde executa tarefas de produ\u00e7\u00e3o e actualiza\u00e7\u00e3o de cartografia de situa\u00e7\u00e3o; an\u00e1lise e proje\u00e7\u00e3o de dados em v\u00e1rios formatos e pedidos via webportal <\/em>de apoio Geospacial \u00e0 miss\u00e3o da RSM. Outro END constitui-se como o Theatre Chief Infrastructure<\/em>, inserido na C\u00e9lula de Engenharia, \u00e9 respons\u00e1vel por monitorizar todas as infra-estruturas NATO no teatro.<\/p>\n\n\n\n

Actualmente, os Elementos Nacionais Destacados no Afeganist\u00e3o, encontram-se num enquadramento e ambiente operacional diferente em rela\u00e7\u00e3o a contingentes anteriores pertencentes \u00e0 ISAF<\/em>. Naquela miss\u00e3o de combate, os militares portugueses como for\u00e7a constitu\u00edda, disponham de uma componente dedicada \u00e0 prote\u00e7\u00e3o do pessoal em miss\u00f5es de assessoria. A partir de 2015, no \u00e2mbito da Resolute Support Mission<\/em>, que n\u00e3o \u00e9 uma miss\u00e3o de combate, os ENDs portugueses actuam inseridos em equipas multinacionais, correndo s\u00e9rios riscos e perigos, sendo-lhes exigidas tarefas de \u201cGuardian Angel\u201d<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

\"cont-nacional-2\"\/<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Assim, o armamento dispon\u00edvel mostrou-se inadequado aos requisitos de seguran\u00e7a e de interoperabilidade, pelo que foi proposto e superiormente aprovado a sua substitui\u00e7\u00e3o. As cl\u00e1ssicas<\/em> espingardas \u201cG3\u201d de calibre 7.62mm e pistolas Walther est\u00e3o a dar a vez a espingardas autom\u00e1ticas \u201cG36\u201d de calibre 5.56mm e pistolas do tipo HK USP e SIG SAUER (9mm).<\/p>\n\n\n\n

No que concerne a atividades realizadas pelo 3\u00baCN\/RSM no seu conjunto, destacam-se a comemora\u00e7\u00e3o em 10 de junho, do Dia de Portugal, de Cam\u00f5es e das Comunidades Portuguesas, em que se prestou homenagem aos mlitares portugueses mortos no Afeganist\u00e3o: 1\u00baSargento de Infantaria \u201cCMD\u201d Jo\u00e3o Paulo Roma Pereira e o Soldado Paraquedista S\u00e9rgio Miguel Vidal Oliveira Pedrosa, falecidos respectivamente em 18NOV05 e 24NOV07, e a participa\u00e7\u00e3o em 8 de julho na NATO Resolute Support Mission Medal Parade.<\/em><\/p>\n\n\n\n

O Contingente Nacional disp\u00f5e dum pequeno espa\u00e7o a que carinhosamente chamam de Casa de Portugal<\/em> que serve para guardar alguns materiais \u00e0 responsabilidade directa do SENIOR NATIONAL REPRESENTATIVE <\/em>e de local para reuni\u00f5es dos CNs\/RSM. Tamb\u00e9m \u00e9 o \u00fanico espa\u00e7o de encontro e conv\u00edvio dos ENDs e de representa\u00e7\u00e3o de Portugal. Foi nessas instala\u00e7\u00f5es que se realizou o almo\u00e7o no \u00e2mbito das celebra\u00e7\u00f5es do 10 de junho, onde os convidados de v\u00e1rias nacionalidades incluindo afeg\u00e3os, puderam disfrutar um pouco da tradi\u00e7\u00e3o portuguesa e apreciar o caf\u00e9 portugu\u00eas, j\u00e1 muito famoso no campo do HQRS<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

No apoio de sustenta\u00e7\u00e3o aos CNs\/RSM reside o \u201cCalcanhar de Aquiles\u201d<\/em>. Projectar armamento e muni\u00e7\u00f5es; equipamentos; materiais ou artigos de Classe I (essenciais para o moral e bem-estar) para este Teatro de Opera\u00e7\u00f5es (TO) tem sido uma tarefa muito dificil e extremamente dispendiosa de executar. O novo armamento e muni\u00e7\u00f5es destinado aos elementos do NSOCC-A, recebido em 21Abr16, teve que ser encaminhado de Territ\u00f3rio Nacional para o Reino Unido, e da\u00ed transportado numa aeronave inglesa, com destino a Cabul, atrav\u00e9s do Movement Coordination Centre Europe (MCCE).<\/em> Espera-se que o restante armamento seja tratado da mesma forma. Os restantes artigos t\u00eam sido projectados \u00e0 custa das viagens dos ENDs, o que se verifica n\u00e3o ser nem adequado nem eficiente \u00e0s necessidades.<\/p>\n\n\n\n

Pese embora o exigente TO, as especificidades dos cargos ocupados e as enormes dificuldades de sustenta\u00e7\u00e3o, o Contingente Nacional no Afeganist\u00e3o tem sabido cumprir Portugal, como o comprovam os louvores e aprecia\u00e7\u00f5es recebidos pelos ENDs de entidades estrangeiras.<\/p>\n\n\n\n

Texto e fotos:<\/p>\n\n\n\n

TCOR Eng. Augusto de Barros Sep\u00falveda<\/strong><\/strong>
In Jornal do Ex\u00e9rcito \u2013 Edi\u00e7\u00e3o de Outubro de 2016<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

As Resolu\u00e7\u00f5es 1386 (2001) e 2120 (2013), do Conselho de Seguran\u00e7a das Na\u00e7\u00f5es Unidas, autorizaram a Organiza\u00e7\u00e3o do Tratado do Atl\u00e2ntico Norte (NATO) a estabelecer uma opera\u00e7\u00e3o para o Afeganist\u00e3o, com vista \u00e0 manuten\u00e7\u00e3o da seguran\u00e7a em Cabul e \u00e1reas circundantes, permitindo a atua\u00e7\u00e3o das organiza\u00e7\u00f5es governamentais e n\u00e3o-governamentais empenhadas em tarefas de reconstru\u00e7\u00e3o e… Ler mais »O contingente nacional no Afeganist\u00e3o \u2013 \u00abResolute Support Mission\u00bb<\/span><\/a><\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":2943,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"neve_meta_sidebar":"","neve_meta_container":"","neve_meta_enable_content_width":"","neve_meta_content_width":0,"neve_meta_title_alignment":"","neve_meta_author_avatar":"","neve_post_elements_order":"","neve_meta_disable_header":"","neve_meta_disable_footer":"","neve_meta_disable_title":""},"categories":[17],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/174"}],"collection":[{"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=174"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/174\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":2729,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/174\/revisions\/2729"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2943"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=174"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=174"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/eurodefense.pt\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=174"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}