{"id":230,"date":"2019-04-05T10:36:18","date_gmt":"2019-04-05T10:36:18","guid":{"rendered":"https:\/\/eurodefense.pt\/?p=230"},"modified":"2023-02-20T19:01:25","modified_gmt":"2023-02-20T19:01:25","slug":"programa-europeu-de-desenvolvimento-da-industria-de-defesa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/eurodefense.pt\/programa-europeu-de-desenvolvimento-da-industria-de-defesa\/","title":{"rendered":"Programa Europeu de Desenvolvimento da Ind\u00fastria de Defesa"},"content":{"rendered":"\n

No seguimento do Plano de A\u00e7\u00e3o Europeu de Defesa de 2016, a Comiss\u00e3o empenhou-se no desenvolvimento de uma colabora\u00e7\u00e3o entre Estados Membros para o desenvolvimento de capacidades de defesa baseada no progresso para uma ind\u00fastria de defesa cooperativa. Neste sentido, prop\u00f4s a cria\u00e7\u00e3o do fundo europeu de defesa para incentivar futuros projetos.<\/p>\n\n\n\n

Foi proposto um Fundo Europeu para apoiar o investimento na investiga\u00e7\u00e3o e no desenvolvimento conjunto de equipamentos e tecnologias de defesa, funcionando como um incentivo \u00e0 coopera\u00e7\u00e3o entre Estados Membros contribuindo para um maior investimento na defesa. No contexto de complementar a interven\u00e7\u00e3o do Estado neste setor e n\u00e3o de ser um substituto ao seu investimento.<\/p>\n\n\n\n

A par de todos os instrumentos[1]<\/a> que t\u00eam contribu\u00eddo para o desenvolvimento j\u00e1 referido, surge o Programa Europeu Desenvolvimento de Ind\u00fastria de Defesa (PEDID), com car\u00e1ter definitivo, e que ser\u00e1 inclu\u00eddo no Quadro Financeiro Plurianual 2021\/2027.<\/p>\n\n\n\n

O PEDID que constitui j\u00e1 um \u201cRegulamento\u201d, foi aceite pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho desde 18 de julho de 2018[2]<\/a> e encontra-se direcionado para o desenvolvimento das respetivas ind\u00fastrias dos Estados Membros. Envolve verbas significativas no valor de 500 milh\u00f5es de euros (\u20ac) e visa o financiamento de pesquisa e desenvolvimento de produtos ou componentes no setor da defesa durante o per\u00edodo de 2019-20.<\/p>\n\n\n\n

Este incentivo tem como objetivo promover o desenvolvimento colaborativo das capacidades, competitividade e inova\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria da defesa da Uni\u00e3o, baseando-se no conceito de cons\u00f3rcios com uma participa\u00e7\u00e3o assegurada a Pequenas e M\u00e9dias Empresas. \u00c9 igualmente fundamental para garantir o crescimento econ\u00f3mico, a inova\u00e7\u00e3o e a cria\u00e7\u00e3o de emprego, assim como a integra\u00e7\u00e3o social na Uni\u00e3o. Dever\u00e1 existir um di\u00e1logo amplo por parte da Comiss\u00e3o que inclua as Pequenas e M\u00e9dias Empresas e os fornecedores n\u00e3o tradicionais do setor da defesa.<\/p>\n\n\n\n

Ao abrigo do plano de financiamento proposto pelo Programa, o regulamento prev\u00ea a participa\u00e7\u00e3o, no m\u00ednimo, de tr\u00eas Estados Membros, independentes entre si e de Pa\u00edses Terceiros[3]<\/a> , em conjunto no formato do cons\u00f3rcio de cariz p\u00fablico ou privado.<\/p>\n\n\n\n

As a\u00e7\u00f5es eleg\u00edveis pelo programa correspondem, nomeadamente, a estudos, a prototipagem, ensaio, qualifica\u00e7\u00e3o, certifica\u00e7\u00e3o e desenvolvimento das tecnologias.  Com exce\u00e7\u00e3o do processo de prototipagem que atinge um valor m\u00e1ximo de 20%, no investimento ao abrigo do PEDID est\u00e1 previsto o financiamento da totalidade dos custos. Ser\u00e3o majorados os projetos que perten\u00e7am \u00e0 Coopera\u00e7\u00e3o Estruturada Permanente (10%) e a presen\u00e7a de pelo menos 10% do valor total em Pequenas e M\u00e9dias Empresas. A taxa de financiamento pode ser aumentada em pontos percentuais, at\u00e9 um m\u00e1ximo de cinco pontos, equivalentes ao dobro da percentagem do custo total eleg\u00edvel de uma a\u00e7\u00e3o atribu\u00edda a Pequenas e M\u00e9dias Empresas estabelecidas nos Estados Membros.<\/p>\n\n\n\n

As categorias definidas neste Programa de trabalho devem abranger os seguintes dom\u00ednios: (i) Prepara\u00e7\u00e3o, prote\u00e7\u00e3o, implanta\u00e7\u00e3o e sustentabilidade; (ii) Gest\u00e3o da informa\u00e7\u00e3o e superioridade e comando, controlo, comunica\u00e7\u00f5es, computadores, recolha de informa\u00e7\u00e3o, vigil\u00e2ncia e reconhecimento (C4ISR), ciberdefesa e ciberseguran\u00e7a; (iii) Interven\u00e7\u00e3o e vetores.<\/p>\n\n\n\n

Decorrente do mais recente programa de trabalhos publicado a 19 de mar\u00e7o de 2019 pela Comiss\u00e3o Europeia, ficou definida a divis\u00e3o or\u00e7amental em 243,25 milh\u00f5es de euros (\u20ac) e 254,5 milh\u00f5es de euros (\u20ac) em 2019 e 2020, respetivamente[4]<\/a>. Para a participa\u00e7\u00e3o no programa de trabalhos ser\u00e3o lan\u00e7ados um total de 21 convites (9 em 2019 e 12 em 2020), abrangendo as seguintes \u00e1reas e or\u00e7amentos:<\/p>\n\n\n\n

\u00c1rea<\/strong><\/td>Carater\u00edsticas<\/strong><\/td>Or\u00e7amento<\/strong><\/td><\/tr>
Facilitar as opera\u00e7\u00f5es, a prote\u00e7\u00e3o e a mobilidade das for\u00e7as militares<\/td>Desenvolver as capacidades de dete\u00e7\u00e3o de amea\u00e7as qu\u00edmicas, biol\u00f3gicas, radiol\u00f3gicas e nucleares (QBRN) e os sistemas anti-drones.<\/td>80 milh\u00f5es de euros<\/td><\/tr>
Servi\u00e7os de informa\u00e7\u00f5es, seguran\u00e7a das comunica\u00e7\u00f5es e cibern\u00e9tica<\/td>\u00c1reas de conhecimento situacional e defesa do ciberespa\u00e7o, conhecimento situacional e capacidades de alerta precoce no dom\u00ednio do espa\u00e7o e capacidades de vigil\u00e2ncia mar\u00edtima.<\/td>182 milh\u00f5es de euros<\/td><\/tr>
Capacidade para realizar opera\u00e7\u00f5es de ponta<\/td>Moderniza\u00e7\u00e3o ou o desenvolvimento da pr\u00f3xima gera\u00e7\u00e3o de capacidades de ataque terrestre de precis\u00e3o, de capacidades de combate terrestre, de capacidades de combate a\u00e9reo e os futuros sistemas navais.<\/td>71 milh\u00f5es de euros<\/td><\/tr>
Tecnologias de defesa inovadoras e PME<\/td>Intelig\u00eancia artificial, da realidade virtual e das tecnologias cibern\u00e9ticas, bem como as PME.<\/td>27 milh\u00f5es de euros<\/td><\/tr>
Dois projetos de ajuda direta<\/td>Eurodrone<\/em>, uma capacidade crucial para a autonomia estrat\u00e9gica da Europa (100M\u20ac) ESSOR,<\/em> para apoiar comunica\u00e7\u00f5es militares interoper\u00e1veis e seguras (37M\u20ac)<\/td>137 milh\u00f5es de euros<\/td><\/tr><\/tbody><\/table>
Fonte: https:\/\/ec.europa.eu\/portugal\/news\/european-defence-fund-on-track_pt<\/a><\/figcaption><\/figure>\n\n\n\n

Com o intuito de apoiar a maior efici\u00eancia e efic\u00e1cia de futuras a\u00e7\u00f5es pol\u00edticas da Uni\u00e3o, a Comiss\u00e3o elaborar\u00e1 um relat\u00f3rio de avalia\u00e7\u00e3o retrospetivo e apresent\u00e1-lo-\u00e1 ao Parlamento Europeu e ao Conselho. Este relat\u00f3rio dever\u00e1 basear-se nas consultas pertinentes dos Estados Membros e das principais partes interessadas e avaliar\u00e1 os progressos alcan\u00e7ados. Analisar\u00e1 igualmente a participa\u00e7\u00e3o transfronteiri\u00e7a, incluindo as Pequenas e M\u00e9dias empresas e os intermedi\u00e1rios em a\u00e7\u00f5es realizadas no \u00e2mbito do programa.<\/p>\n\n\n\n

A presen\u00e7a de empresas portuguesas nos projetos pode significar um maior entrosamento naquilo que representa o projeto cooperado em mat\u00e9ria de seguran\u00e7a e defesa da Uni\u00e3o Europeia. Sendo n\u00e3o s\u00f3 \u00fatil pela sua dimens\u00e3o pol\u00edtica, mas tamb\u00e9m no desenvolvimento de know-how<\/em> das empresas nacionais que, na sua maioria, se constituem por Pequenas e M\u00e9dias Empresas.<\/p>\n\n\n\n

A import\u00e2ncia do PEDID, visto como um forte contacto com a ind\u00fastria intracomunit\u00e1ria, representado no trabalho de networking,<\/em> na formaliza\u00e7\u00e3o burocr\u00e1tica das candidaturas e prepara\u00e7\u00e3o para o Fundo Europeu de Defesa.<\/p>\n\n\n\n

Em breve os projetos e os convites para a participa\u00e7\u00e3o ir\u00e3o estar dispon\u00edveis no site a Comiss\u00e3o Europeia. A consultar: https:\/\/ec.europa.eu\/info\/funding-tenders\/opportunities\/portal\/screen\/programmes\/edidp<\/a><\/p>\n\n\n\n

Margarida Lu\u00eds<\/strong><\/strong> e Miguel Gomes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

[1]<\/a>  CDP, CARD, PESCO, A\u00e7\u00f5es Preparat\u00f3rias do Fundo Europeu<\/p>\n\n\n\n

[2]<\/a> Regulamento UE 2018\/1092 do Parlamento Europeu e do Conselho<\/p>\n\n\n\n

[3]<\/a> Podem incluir-se um Pa\u00edses Terceiros salvo o respeito e salvaguarda da seguran\u00e7a e defesa da UE conforme estipula o T\u00edtulo V do TUE, com restri\u00e7\u00f5es de acesso a informa\u00e7\u00e3o e poder de decis\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

[4]<\/a> Bruxelas, 19 de mar\u00e7o de 2019. C(2019) 2205 final. Dispon\u00edvel em: https:\/\/ec.europa.eu\/docsroom\/documents\/34515<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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