{"id":319,"date":"2020-03-11T14:54:20","date_gmt":"2020-03-11T14:54:20","guid":{"rendered":"https:\/\/eurodefense.pt\/?p=319"},"modified":"2023-02-20T18:52:34","modified_gmt":"2023-02-20T18:52:34","slug":"programa-europeu-de-desenvolvimento-industrial-no-dominio-da-defesa-pedid","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/eurodefense.pt\/programa-europeu-de-desenvolvimento-industrial-no-dominio-da-defesa-pedid\/","title":{"rendered":"Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no Dom\u00ednio da Defesa (PEDID)"},"content":{"rendered":"\n

O PEDID em Implementa\u00e7\u00e3o \u2013 Alerta para as Calls de 2020<\/h2>\n\n\n\n

Introdu\u00e7\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n

A EuroDefense-Portugal tem-se procurado afirmar como plataforma de intera\u00e7\u00e3o entre os sectores p\u00fablico e privado no debate e consciencializa\u00e7\u00e3o sobre os temas da seguran\u00e7a e defesa europeia.<\/p>\n\n\n\n

A sua miss\u00e3o articula-se em duas componentes fundamentais: Promover o estudo, a reflex\u00e3o e o debate sobre a pol\u00edtica europeia de seguran\u00e7a e defesa e suas implica\u00e7\u00f5es para Portugal; e estabelecer uma liga\u00e7\u00e3o estreita, de informa\u00e7\u00e3o m\u00fatua, com as empresas e os centros de investiga\u00e7\u00e3o e desenvolvimento tecnol\u00f3gico nacionais com vista a debater as necessidades europeias e nacionais relativas ao desenvolvimento da Base Tecnol\u00f3gica e Industrial de Defesa, aportando-lhes as informa\u00e7\u00f5es para que possam explorar as oportunidades existentes na \u00e1rea dos sistemas de defesa.<\/p>\n\n\n\n

A entrada em vigor em 2019 do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no dom\u00ednio da Defesa (PEDID) concretiza mais um passo significativo e estrutural no apoio das institui\u00e7\u00f5es europeias \u00e0 melhoria e consolida\u00e7\u00e3o da Base Tecnol\u00f3gica e Industrial de Defesa (BTID). At\u00e9 a\u00ed o financiamento europeu promovido sob a umbrela do Fundo Europeu de Defesa destinava-se a apenas a projetos de investiga\u00e7\u00e3o. Com a entrada em vigor do PEDID, de que trataremos neste texto, passou a ser subsidiada uma parte significativa das despesas realizadas na etapa de desenvolvimento dos projetos. Esta fase que antecede a produ\u00e7\u00e3o final dos equipamentos e sistemas, n\u00e3o s\u00f3 tem custos significativamente mais elevados como envolve mais riscos, dada a poss\u00edvel falibilidade dos projetos quando se passa do computador para a realidade. \u00c9 por isso considerada, na g\u00edria, o \u201cvale de morte\u201d dos projetos.<\/p>\n\n\n\n

Ao contribuir com uma parte substantiva dos custos de desenvolvimento desde que os projetos sejam cooperativos e priorit\u00e1rios, a UE (Comiss\u00e3o Europeia) baixa o custo do risco, fomenta a coopera\u00e7\u00e3o entre as empresas e estados europeus e estimula a concretiza\u00e7\u00e3o de projetos que, de outra forma, poderiam ficar pelo caminho. Consideramos, pois, a sua divulga\u00e7\u00e3o muito significativa e relevante para as empresas.<\/p>\n\n\n\n

As verbas atribu\u00eddas ao PEDID s\u00e3o j\u00e1 significativas, cobrindo os anos de 2019-2020 em duas fatias semelhantes que no total envolvem cerca de 500 Milh\u00f5es de Euros. A partir de 2021, o financiamento dos projetos da \u00e1rea da seguran\u00e7a e defesa passar\u00e1 a estar inclu\u00edda no Quadro Financeiro Plurianual, atrav\u00e9s de um mecanismo que ser\u00e1 previsivelmente semelhante.<\/p>\n\n\n\n

Dado que o novo conjunto de calls de 2020 destinadas ao segundo ano do PEDID ir\u00e1 ser lan\u00e7ado na primeira parte deste ano, pretendemos em geral com este trabalho alertar as empresas e facilitar a sua prepara\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Temos ainda as seguintes finalidades espec\u00edficas:<\/p>\n\n\n\n

Explicar o processo seguido pela Comiss\u00e3o Europeia para o desenho das calls de 2019 j\u00e1 lan\u00e7adas, com o intuito de auxiliar as empresas a melhor entender este mecanismo e a preparar-se para responder \u00e0s pr\u00f3ximas solicita\u00e7\u00f5es de projetos;<\/p>\n\n\n\n

Alertar as entidades p\u00fablicas e privadas nacionais para as oportunidades que em breve surgir\u00e3o, nomeadamente indicando quais as \u00e1reas que ir\u00e3o especificamente ser objeto das calls de 2020 cujo financiamento ser\u00e1 de cerca de 250 milh\u00f5es de Euros, para permitir que as empresas possam avaliar a sua capacidade e interesse para nelas participarem, preparando a sua rea\u00e7\u00e3o;<\/p>\n\n\n\n

Referir a vasta e diversificada gama de projetos (mais de 3 dezenas) que a UE disponibiliza em exclusividade para as PME, parte essencial do tecido empresarial Portugu\u00eas;<\/p>\n\n\n\n

Apontar os grandes projetos em desenvolvimento na \u00e1rea da defesa europeia que est\u00e3o a impulsionar a coopera\u00e7\u00e3o entre pa\u00edses e empresas europeias com vista \u00e0 consolida\u00e7\u00e3o da Base Tecnol\u00f3gica e Industrial de Defesa (BTID) e o desenvolvimento das capacidades europeias futuras;<\/p>\n\n\n\n

Alertar para o facto de que mesmo que os cons\u00f3cios formados n\u00e3o tenham capacidade de responder \u00e0 plenitude do requeridos nas Calls, o regulamento do PEDID permite que apresentem propostas em rela\u00e7\u00e3o a atividades upstream e dowstream, desde que contidas nas Atividades-Alvo que por isso iremos mencionar na parte final do texto em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s calls de 2019 para melhor permitir o entendimento do mecanismo estabelecido;<\/p>\n\n\n\n

Finalmente chamar a aten\u00e7\u00e3o para o facto de que todo o financiamento europeu dirigido \u00e0 BTID tem por base dois par\u00e2metros essenciais:<\/p>\n\n\n\n