{"id":3400,"date":"2020-10-15T13:11:23","date_gmt":"2020-10-15T13:11:23","guid":{"rendered":"https:\/\/eurodefense.pt\/?p=3400"},"modified":"2023-02-20T18:50:13","modified_gmt":"2023-02-20T18:50:13","slug":"o-plano-de-recuperacao-da-europa-e-o-novo-quadro-financeiro-para-2021-2027","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/eurodefense.pt\/o-plano-de-recuperacao-da-europa-e-o-novo-quadro-financeiro-para-2021-2027\/","title":{"rendered":"O Plano de Recupera\u00e7\u00e3o e o Novo Quadro Financeiro da UE para 2021-2027"},"content":{"rendered":"\n
Ap\u00f3s uma longa maratona negocial, realizada na reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho Europeu, foi finalmente poss\u00edvel chegar a um acordo, entre os 27 Estados-membros, sobre o futuro quadro financeiro da Uni\u00e3o Europeia (UE).<\/p>\n\n\n\n
O valor total aprovado para o per\u00edodo 2021-2027 representa mais de 5% do Produto Interno Bruto da UE. No entanto, dificilmente ser\u00e1 suficiente, em nosso entender, para responder \u00e0s m\u00faltiplas necessidades de uma crise sem precedentes \u00e0 escala global.<\/p>\n\n\n\n
\u00abAo contr\u00e1rio do que se verificou em anteriores crises, desta vez, os Estados-membros n\u00e3o optaram por uma solu\u00e7\u00e3o intergovernamental, mas confiaram \u00e0 Comiss\u00e3o Europeia a recupera\u00e7\u00e3o da Europa. Em conjunto, vamos gerir um total de 1,8 bili\u00f5es de euros\u00bb, referiu Ursula von der Leyen na confer\u00eancia de imprensa conjunta com Charles Michel, ap\u00f3s a reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho Europeu, de 17 a 21 de julho de 2020, n\u00e3o deixando igualmente de lamentar os v\u00e1rios ajustamentos introduzidos no Quadro Financeiro Plurianual e no novo instrumento europeu de recupera\u00e7\u00e3o, o \u00abNext Generation EU\u00bb.<\/p>\n\n\n\n
Em 27 de maio de 2020, a Comiss\u00e3o Europeia tinha apresentado no Parlamento Europeu um pacote de est\u00edmulos \u00e0 economia no valor de 750 mil milh\u00f5es de euros, juntamente com uma proposta de or\u00e7amento, para o per\u00edodo entre 2021-2027, no montante global de 1,1 bili\u00f5es de euros. Este valor viria, no entanto, a ser reduzido para 1,074 bili\u00f5es de euros na reuni\u00e3o do Conselho Europeu, com a elimina\u00e7\u00e3o de diversos investimentos que estavam previstos para as \u00e1reas da sa\u00fade, das migra\u00e7\u00f5es, da a\u00e7\u00e3o externa, assim como no \u00e2mbito do programa InvestEU e de um novo instrumento para apoiar a solvabilidade das empresas.<\/p>\n\n\n\n
Ainda assim, na reuni\u00e3o foram alcan\u00e7ados alguns compromissos em mat\u00e9ria de recursos pr\u00f3prios, tendo os 27 Estados-membros chegado a acordo sobre a cria\u00e7\u00e3o de novas fontes de receita[1]<\/span><\/a>, destinadas a refor\u00e7ar o or\u00e7amento da Uni\u00e3o Europeia:<\/p>\n\n\n\n A reforma do sistema de recursos pr\u00f3prios da Uni\u00e3o Europeia<\/strong><\/p>\n\n\n\n As fontes de receita do or\u00e7amento da Uni\u00e3o Europeia (tamb\u00e9m designadas como \u201crecursos pr\u00f3prios\u201d) t\u00eam permanecido inalteradas h\u00e1 v\u00e1rios anos. Englobam, por exemplo, os direitos aduaneiros e as contribui\u00e7\u00f5es nacionais baseadas nas receitas do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e no Rendimento Nacional Bruto (RNB).<\/p>\n\n\n\n A cria\u00e7\u00e3o de novas fontes de receita para refor\u00e7ar o or\u00e7amento da Uni\u00e3o Europeia, ir\u00e1, deste modo, complementar os recursos pr\u00f3prios j\u00e1 existentes:<\/p>\n\n\n\n Numa resolu\u00e7\u00e3o tomada ap\u00f3s a reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho Europeu, em julho, o Parlamento Europeu considerou inaceit\u00e1veis os cortes que foram introduzidos no or\u00e7amento da UE para 2021-2027.<\/p>\n\n\n\n Embora considerando o compromisso alcan\u00e7ado sobre o novo fundo de recupera\u00e7\u00e3o como um passo positivo para uma resposta imediata \u00e0 crise, o Parlamento Europeu entende que o acordo aprovado pelo Conselho ter\u00e1 ainda de ser melhorado.<\/p>\n\n\n\n Na resolu\u00e7\u00e3o tomada, os deputados deixaram claro que n\u00e3o ir\u00e3o aprovar o novo Quadro Financeiro Plurianual sem um compromisso claro quanto \u00e0 reforma do sistema de recursos pr\u00f3prios da UE, defendendo a introdu\u00e7\u00e3o de novas fontes de receita at\u00e9 ao final do quadro or\u00e7amental para 2021-2027.<\/p>\n\n\n\n De acordo com o Parlamento Europeu, as novas receitas dever\u00e3o destinar-se a cobrir os custos de refinanciamento do novo instrumento de recupera\u00e7\u00e3o, a evitar redu\u00e7\u00f5es acentuadas nas despesas or\u00e7amentais da UE, e a garantir que a resposta \u00e0 COVID-19 n\u00e3o se transforme num encargo demasiado pesado para as gera\u00e7\u00f5es futuras.<\/p>\n\n\n\n Em cima da mesa est\u00e3o v\u00e1rias propostas de tributa\u00e7\u00e3o em diferentes \u00e1reas, nomeadamente:<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s o acordo alcan\u00e7ado na reuni\u00e3o do Conselho Europeu sobre o novo quadro or\u00e7amental para 2021-2027, a Comiss\u00e3o Europeia nomeou um grupo de trabalho que ficar\u00e1 com a responsabilidade de coordenar a aplica\u00e7\u00e3o do plano de recupera\u00e7\u00e3o nos v\u00e1rios Estados-membros da Uni\u00e3o Europeia.<\/p>\n\n\n\n O Mecanismo de Recupera\u00e7\u00e3o e Resili\u00eancia ir\u00e1 assumir um papel fundamental no financiamento dos projetos a desenvolver. Espera-se que possa mobilizar um montante global de 672 mil milh\u00f5es de euros em subven\u00e7\u00f5es e empr\u00e9stimos.<\/p>\n\n\n\n A publica\u00e7\u00e3o da estrat\u00e9gia anual para o crescimento sustent\u00e1vel assinala o in\u00edcio do ciclo do Semestre Europeu. Institu\u00eddo em 2010, o Semestre Europeu \u00e9 um ciclo de coordena\u00e7\u00e3o das pol\u00edticas econ\u00f3micas e or\u00e7amentais na Uni\u00e3o Europeia, centrando-se nos primeiros seis meses de cada ano.<\/p>\n\n\n\n No documento apresentado no ano passado, a Comiss\u00e3o Europeia lan\u00e7ou uma nova estrat\u00e9gia de crescimento, assente no Pacto Ecol\u00f3gico Europeu e no conceito de sustentabilidade competitiva.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia proposta para este ano pretende dar continuidade ao caminho j\u00e1 percorrido. As quatro dimens\u00f5es que integravam a estrat\u00e9gia anual para o crescimento sustent\u00e1vel do ano passado \u2013 sustentabilidade ambiental, produtividade, equidade e estabilidade macroecon\u00f3mica \u2013 dever\u00e3o continuar a ser os princ\u00edpios orientadores subjacentes aos planos nacionais de recupera\u00e7\u00e3o e resili\u00eancia apresentados pelos Estados-membros.<\/p>\n\n\n\n As prioridades definidas pela Comiss\u00e3o Europeia poder\u00e3o desempenhar igualmente um papel importante no \u00e2mbito do Semestre Europeu, de modo assegurar que a nova agenda para o crescimento possa ajudar a promover uma recupera\u00e7\u00e3o ecol\u00f3gica, digital e sustent\u00e1vel na Europa.<\/p>\n\n\n\n 15 de outubro de 2020<\/p>\n\n\n\n Nuno Gama de Oliveira Pinto<\/strong> [1]<\/span><\/a> As receitas provenientes dos novos recursos pr\u00f3prios, criados ap\u00f3s 2021, ser\u00e3o utilizadas para o reembolso antecipado dos empr\u00e9stimos contra\u00eddos ao abrigo do instrumento \u00abNext Generation EU\u00bb.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Ap\u00f3s uma longa maratona negocial, realizada na reuni\u00e3o extraordin\u00e1ria do Conselho Europeu, foi finalmente poss\u00edvel chegar a um acordo, entre os 27 Estados-membros, sobre o futuro quadro financeiro da Uni\u00e3o Europeia (UE). 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Investigador Coordenador, Consultor S\u00e9nior,<\/em>
Membro do Conselho Consult<\/em>ivo<\/p>\n\n\n\n