{"id":9015,"date":"2023-01-02T17:38:14","date_gmt":"2023-01-02T17:38:14","guid":{"rendered":"https:\/\/eurodefense.pt\/?p=9015"},"modified":"2023-02-20T17:56:37","modified_gmt":"2023-02-20T17:56:37","slug":"newsletter-eurodefense-portugal-n-o-22-dez-2022","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/eurodefense.pt\/newsletter-eurodefense-portugal-n-o-22-dez-2022\/","title":{"rendered":"Newsletter EuroDefense-Portugal \u2013 N.\u00ba 22 | Dez 2022"},"content":{"rendered":"\n

Soberania Digital<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Desafio europeu para uma Autonomia Estrat\u00e9gica Tecnol\u00f3gica<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Sum\u00e1rio Executivo<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

O conceito de Soberania Digital surgiu recentemente como resultado da crescente import\u00e2ncia e depend\u00eancia das nossas sociedades na tecnologia, e das preocupa\u00e7\u00f5es dos Estados em promover a autonomia estrat\u00e9gica no dom\u00ednio digital. Este artigo pretende demonstrar como a Soberania Digital \u00e9 fundamental no mundo atual, e na Europa em particular, para garantir a nossa seguran\u00e7a, conforto e prosperidade, preservando valores partilhados que conquist\u00e1mos ao longo da nossa hist\u00f3ria. Para atingir este objetivo, come\u00e7a por introduzir um quadro de refer\u00eancia para o poder cibern\u00e9tico e os cen\u00e1rios onde ele \u00e9, e pode ser, aplicado. De seguida \u00e9 realizada uma an\u00e1lise dos pontos de conflu\u00eancia no ciberespa\u00e7o, atrav\u00e9s das camadas cognitivas, informativas e f\u00edsicas deste dom\u00ednio, identificando vulnerabilidades onde o poder cibern\u00e9tico pode ser alavancado. Este trabalho finaliza apontando para uma vis\u00e3o geral do que a Europa est\u00e1, e pode fazer, para manter a sua autonomia estrat\u00e9gica tecnol\u00f3gica, dando enfoque \u00e0 resili\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Contexto<\/span><\/strong><\/p>\n\n\n\n

A soberania, em teoria pol\u00edtica, \u00e9 o supervisor final, ou autoridade, no processo decis\u00f3rio do Estado e na manuten\u00e7\u00e3o da ordem. Podemos tamb\u00e9m encontrar outras defini\u00e7\u00f5es relacionadas com popula\u00e7\u00e3o, territ\u00f3rio, governo e independ\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n

No mundo atual, cada vez mais dependente da tecnologia, o conceito de territ\u00f3rio atravessa as fronteiras convencionais que normalmente conhecemos, para o ciberespa\u00e7o, para onde se deslocam a maioria das atividades e servi\u00e7os essenciais da sociedade. A manuten\u00e7\u00e3o da autoridade, ordem, ou tomada de decis\u00f5es independentes neste dom\u00ednio, exige que os governos controlem a forma como a tecnologia \u00e9 utilizada para apoiar as nossas vidas, como cidad\u00e3os, numa sociedade democr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Existe uma preocupa\u00e7\u00e3o crescente, e baseada em factos, de que n\u00f3s, europeus, estamos gradualmente a perder o controlo sobre os nossos dados, a nossa capacidade de inovar ou a nossa capacidade de proteger infraestruturas cr\u00edticas e opera\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os essenciais. As gigantes tecnol\u00f3gicas s\u00e3o, maioritariamente, dos EUA e da China, e gerem servi\u00e7os de computa\u00e7\u00e3o em nuvem para todo o mundo, mas tamb\u00e9m fabricam os servidores e equipamento de comunica\u00e7\u00f5es que utilizamos nas nossas empresas, nas nossas casas, ou nos nossos servi\u00e7os institucionais. Mesmo tendo a consci\u00eancia que um n\u00famero relevante destes fornecedores e prestadores de servi\u00e7os est\u00e3o baseados em pa\u00edses amigos, com os quais partilhamos valores, n\u00e3o ter a capacidade de agir independentemente no mundo digital, pode representar um risco a curto e longo prazo para a nossa sociedade europeia.<\/p>\n\n\n\n

Desta forma, a capacidade da Europa para agir de forma independente no mundo digital, moldando e impondo legisla\u00e7\u00e3o no seu ambiente, \u00e9 uma discuss\u00e3o urgente, exigindo uma compreens\u00e3o profunda do desafio, um acompanhamento cont\u00ednuo da situa\u00e7\u00e3o, bem como a\u00e7\u00f5es a curto e longo prazo para superar os riscos.<\/p>\n\n\n\n

Lisboa, 30 de dezembro de 2022<\/p>\n\n\n\n

Paulo Moniz<\/span><\/span>
Vogal da Dire\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Lei de ciber-resili\u00eancia da UE<\/p>\n\n\n\n

Refor\u00e7ar a resili\u00eancia coletiva na Europa<\/p>\n\n\n\n

Cen\u00e1rio de amea\u00e7as<\/p>\n\n\n\n

Intelig\u00eancia Artificial: Amea\u00e7as e Oportunidades para os Europeus<\/p>\n\n\n\n

Explorando o ciberespa\u00e7o<\/p>\n\n\n\n

Fortalecimento da resili\u00eancia cibern\u00e9tica<\/p>\n\n\n\n

Escolhas dif\u00edceis num ataque de ransomware<\/p>\n\n\n\n

Poder do software<\/p>\n\n\n\n

Cen\u00e1rio de Amea\u00e7as da ENISA 2022<\/p>\n\n\n\n

Uma linguagem de poder? Defesa cibern\u00e9tica na Uni\u00e3o Europeia<\/p>\n\n\n\n

A dimens\u00e3o cibern\u00e9tica da guerra R\u00fassia-Ucr\u00e2nia<\/p>\n\n\n\n

Infraestrutura digital e presen\u00e7a digital<\/p>\n\n\n\n

Wargaming<\/p>\n\n\n\n

Enfrentando a guerra: Repensar a Seguran\u00e7a e Defesa da Europa<\/p>\n\n\n\n

Implementa\u00e7\u00e3o da b\u00fassola estrat\u00e9gica: Oportunidades, desafios e prazos<\/p>\n\n\n\n

Panorama energ\u00e9tico mundial 2022: Parte do World Energy Outlook<\/p>\n\n\n\n

Relat\u00f3rio de prospetiva estrat\u00e9gica de 2022<\/p>\n\n\n\n

Um mundo em crise: As \u201cGuerras de Inverno\u201d de 2022\u20132023<\/p>\n\n\n\n

Interrogando a agenda de desenvolvimento da ciberseguran\u00e7a<\/p>\n\n\n\n

Manipula\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es estrangeiras e padr\u00f5es de defesa contra interfer\u00eancia<\/p>\n\n\n\n

O nexus Intelig\u00eancia Artificial e Seguran\u00e7a Cibern\u00e9tica<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Newsletter EuroDefense-Portugal \u2013 N.\u00ba 22 | Dez 2022<\/span><\/a> <\/strong><\/em>\"\"<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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