O Programa Avançado em Economia de Defesa teve início a 13 de abril e terminou no passado dia 8 de junho. Teve um total de 50h de formação, composto por 26 sessões e mais de duas dezenas de formadores que contribuíram com os seus temas, experiências e sabedoria neste projeto.
O Curso foi Coordenado pela Dra. Catarina Nunes, Economista Membro do Conselho Diretivo da EuroDefense-Portugal e pela Professora Doutora Licínia Simão, Docente na FEUC – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Ao longo do programa falou-se desde o Enquadramento Nacional e Internacional da Economia de Defesa, ao Contexto dos Agentes do Triplo Hélice e ainda de como ser Ganhador de Oportunidades na Área da Economia de Defesa.
A FEUC e a APEU-FEUC foram as primeiras instituições em Portugal a apresentar um Curso neste âmbito, tão importante nos dias de hoje.
A equipa de formandos contou com elementos das Forças Armadas, de empresas do setor industrial da Metalomecânica, das Telecomunicações, empresas ligadas à área da Defesa e ainda de um formado que está a escrever a sua dissertação de Mestrado neste âmbito e viu no curso a oportunidade de aprender mais.
O curso decorreu em formato remoto e presencial, tendo a última sessão sido presencial, na FEUC e contou com a participação dos Formadores tais como Eng. José Neves, Presidente da AED – Cluster para a competitividade Aeronáutica Defesa e Espaço, Eng. Tiago Neto Rodrigues, Head of Software & Security Product Assurance na Critical Software e ainda o Prof. Félix Ribeiro, consultor independente e especialista na área da prospetiva, Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa.
A equipa de formadores contou ainda com nomes como: GEN Valença Pinto, GEN Ana Baltazar, Prof. Ricardo Pinheiro Alves, Prof.ª Ana Santos Pinto, CFR Carlos Monginho, Prof.ª Joana Mendonca, Dr. Miguel Braga, CFR Joao Piedade, Jorge Pimenta (IPN), CMG Carlos Mendes, Prof. Nuno Cunha Rodrigues, Prof. Nuno Gama Oliveira Pinto, Dr. Fernando Batista, Coronel Francisco Veiga, Dr. Rui Ferreira, Dr. André Robalo, e Prof. João Ferreira do Amaral.
A nova edição está prevista no próximo ano 2025, combinando novamente sessões presenciais em Coimbra e outras online. As candidaturas ficarão disponíveis apenas no final de 2024.
Todos os detalhes sobre este Programa Avançado podem ser consultados online: https://bit.ly/3v13NVY