O Conceito Estratégico da Defesa Nacional, sob o tema “Que estratégia para Portugal?”
25 novembro [quinta-feira] * 18h30 * Centro Nacional de Cultura
A autonomia estratégica da União Europeia: uma prioridade para Portugal?
A Europa da Defesa foi pensada, a partir dos anos 90, como um projeto complementar da NATO e com o objetivo de contribuir para a paz internacional, no quadro das Nações Unidas, numa altura em que as tensões Leste-Oeste tinham perdido parte da sua acuidade e a ideia de uma casa comum europeia parecia realizável.
Os passos que foram dados assentavam na cooperação entre a França e o Reino Unido que se alargava a todos os Estados-membros. Hoje tais premissas estão em causa. A garantia americana no seio da NATO está enfraquecida, a Rússia de parceira passou a ser vista como um risco para a segurança e o Reino Unido já não é membro da União Europeia. Tudo isto numa altura em que se multiplicam os conflitos e as tensões nas fronteiras da União. É neste contexto que ganha corpo o debate sobre a autonomia estratégica e capacidade da União, na resposta, sozinha se necessário, aos desafios à sua segurança.
Qual deve ser a visão portuguesa da defesa europeia? Que lugar para o Reino Unido? Que relações com a Rússia? São algumas das questões que se levantam.
ORADORES CONVIDADOS:
Licínia Simão [Professora Universitária; Investigadora no CES; Assessora do Ministro da Defesa; Antiga Investigadora do IEEI]
Isabel Valente [Professora Universitária; Investigadora CEIS20- Universidade de Coimbra; Antiga Investigadora do IEEI]
MODERADOR
Álvaro Vasconcelos [antigo Diretor do IEEI]
Entrada livre, condicionada à lotação da sala.
CENTRO NACIONAL DE CULTURA | GALERIA FERNANDO PESSOA
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199