Avançar para o conteúdo

Conferência | Universidade de Évora | 13 de fevereiro de 2026

Num contexto internacional marcado por instabilidade geopolítica, guerra prolongada no espaço europeu, desafios à ordem multilateral e transformações profundas no projeto de integração europeia, a reflexão sobre a segurança europeia tornou-se central para decisores políticos, académicos e cidadãos.

É neste enquadramento que o EuroDefense-Portugal, em parceria com a Universidade de Évora – Escola de Ciências Sociais, organiza a conferência “A Segurança Europeia num Mundo em Transformação”, a realizar-se no dia 13 de fevereiro de 2026, no Colégio do Espírito Santo, em Évora.

A conferência propõe um espaço de debate rigoroso e plural sobre os desafios estratégicos, institucionais e geopolíticos que hoje moldam a segurança da Europa, articulando perspetivas académicas e estratégicas. O objetivo é contribuir para uma reflexão informada sobre o papel da União Europeia enquanto ator de segurança, os limites e potencialidades da cooperação europeia e o impacto das atuais dinâmicas internacionais no futuro do projeto europeu.

O programa estrutura-se em dois painéis temáticos, antecedidos por uma sessão de abertura institucional e seguidos de uma sessão de encerramento, reunindo especialistas com reconhecida experiência nas áreas da política europeia, segurança, defesa e relações internacionais.

A iniciativa insere-se na missão do EuroDefense-Portugal de promover o debate estratégico, a reflexão crítica e a aproximação entre academia, instituições e sociedade civil, contribuindo para uma cultura de segurança e defesa informada e plural em Portugal.

A participação é aberta à comunidade académica e ao público interessado nos temas da segurança europeia.

Cartaz oficial da Conferência
Programa oficial da Conferência
Partilhar conteúdo:

A Segurança Europeia num Mundo em Transformação

LinkedIn
Share

Formulário Contato