EnglishFrenchPortugueseSpanish

“A política de Segurança do Japão”

“A política de Segurança do Japão” foi o tema abordado pelo professor Ken Jimbo na conferência que proferiu em 22 de Maio de 2007, na sede da AIP, numa iniciativa conjunta da Embaixada do Japão e da AIP, que teve o apoio do EuroDefense-Portugal.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é conf_Japao_22MAI07.jpg

Este tema ganha acrescida importância numa altura em que o Japão iniciou o processo de revisão da sua Constituição, que culminará em 2010, incidindo nomeadamente sobre aspectos que têm vindo a ser alvo de debate e mesmo de polémica, tais como o levantamento dos limites às intervenções militares no estrangeiro, o fortalecimento do nacionalismo e o estatuto internacional do Estado nipónico.

O professor Ken Jimbo centrou a sua apresentação na vertente que ele intitula “O Arco da Liberdade e Prosperidade – Implicação para a Estratégia de Cooperação entre a União Europeia e o Japão”, manifestando a opinião de que o Japão tenderá a fortalecer os laços com os EUA, Austrália, Índia e Estados-Membros da UE e da NATO, procurando equilibrar assim a hegemonia crescente da China e a ameaça que a Coreia do Norte hoje personifica.

A agenda da estratégia de cooperação entre o Japão e a UE prevê, entre outros, o debate sobre o mecanismo de defesa e diálogo do Japão-UE, o combate ao terrorismo, utilizando a partilha de uma base de dados comum, e a avaliação, em conjunto, dos riscos emergentes da China, em matéria de energia, mercado, sociedade e política.

Ken Jimbo é professor assistente na Faculty of Policy Management da Keio University, trabalhando igualmente no Keio Research Institute. As relações de segurança entre o Japão e os EUA, a política estrangeira de Defesa do Japão e a segurança multilateral entre as regiões da Ásia-Pacífico e o Leste da Ásia são os seus campos de pesquisa.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin