Assinalando a importância da articulação entre género e segurança no mês em que se celebra mais um dia da mulher, o Instituto da Defesa Nacional, em parceria com o United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), organiza no próximo dia 23 de março, entre as 15:00 e as 18:00 (GMT), a conferência internacional online “Gender, Security and Development. Revisiting the Nexus in Turbulent times”.
As mudanças climáticas, a intensificação dos conflitos por recursos escassos, as mudanças na geopolítica mundial e o ressurgimento da competição entre grandes potências estão prestes a tornar o mundo um lugar mais perigoso. Emergências novas e mais complexas desafiarão nossos paradigmas, instituições e práticas. É, portanto, mais relevante que nunca revisitar o nexo entre género, segurança e desenvolvimento, indagando sobre o que aprendemos no passado e concebendo estratégias futuras. A abordagem do nexo Segurança-Desenvolvimento baseia-se no reconhecimento de que as necessidades sentidas em situações de emergência são frequentemente sintomas de problemas subjacentes que tornam as pessoas e as sociedades vulneráveis, e que uma resposta internacional eficaz exige a identificação e compreensão das causas profundas dessas vulnerabilidades. Nesse sentido, as desigualdades de género encontram-se entre os principais impulsionadores das vulnerabilidades. A participação económica desigual das mulheres pode travar o crescimento económico e a violência sexual e de género desestabiliza comunidades e reduz confiança. Assim, a atenção à dimensão de género é essencial para a abordagem do nexo Segurança-Desenvolvimento. Por outro lado, a contribuição social ativa das mulheres pode servir como fonte de resiliência e aumentar a eficácia dos esforços de prevenção e a concretização de acordos de paz sustentáveis.
Esta conferência internacional reúne académicos, profissionais e decisores com vista a promover uma melhor compreensão daquele nexo e a reforçar estratégias que melhor contemplem a dimensão de género nos esforços de promoção de segurança e desenvolvimento.
Inscrições aqui.