EnglishFrenchPortugueseSpanish

“O Estado e o novo quadro da Segurança e Defesa”

Conferência – “O Estado e o novo quadro da Segurança e Defesa Europeia – desafios e opções para Portugal”

Organizada em parceria pela Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e pelo Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, realizou-se no dia 9 de Novembro de 2010, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica do Campus Universitário de Santiago, uma Conferência subordinada ao tema “O Estado e o novo quadro de Segurança e Defesa Europeia – desafios e opções para Portugal”.

Apoiaram a sua realização o Instituto da Defesa Nacional, a DECIDE – Associação de Jovens Auditores para a Segurança, Defesa e Cidadania, a Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro e o Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Universidade de Aveiro (NEAP).

A Conferência visou, fundamentalmente:

  • Reflectir e debater o novo quadro de Segurança e Defesa Europeia e sua conexão com os interesses de Portugal, tendo em consideração:

(i)   implementação do Tratado de Lisboa, designadamente no que se refere à política externa, em que assume particular relevância a criação do Serviço Europeu de Acção Externa, e à política comum de segurança e defesa, incluindo o papel dos jovens neste contexto;

(ii)  novos riscos e ameaças identificados em 2008 no relatório de avaliação da implementação da Estratégia Europeia de Segurança (EES);

(iii) reforço da parceria estratégica UE-EUA, mudança de atitude estratégica nas relações transatlânticas e uma maior eficácia multilateral perante os desafios da segurança internacional;

(iv) novo Conceito Estratégico da NATO, a implementação da Estratégia Europeia de Segurança Interna e sua incidência na Estratégia Europeia de Segurança e na parceria estratégica renovada UE-NATO.

  • Sensibilizar a opinião pública para os assuntos comunitários, nomeadamente na vertente da Política Externa e de Segurança Comum/Política Comum de Segurança e Defesa (PESC/PCSD).
  • Congregar a participação activa de jovens universitários na reflexão e debate sobre o processo de construção e integração da União Europeia, num caminho de partilha e de compromisso comunitário mas também de respeito e de garantia pelos interesses nacionais.

Na Sessão de Abertura da Conferência participaram o Prof. Doutor Eduardo Anselmo Ferreira da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, o Prof. Doutor José Manuel Moreira, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, o Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, e os alunos Tiago Alves, Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e Bruno Machado, Representante do Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Universidade de Aveiro.

Num painel sobre “O novo quadro estratégico Europeu”, moderado pelo Prof. Doutor André Azevedo Alves, coordenador científico deste evento, foram conferencistas as seguintes personalidades, que desenvolveram os temas assinalados:

▪  TGen Abel Cabral Couto – “A evolução da Estratégia Europeia de Segurança – opções para Portugal”

▪  Dr. Filipe Teles – “Políticas Públicas de Segurança e Defesa: o papel do Estado e dos Cidadãos”

▪  Dr.ª Cristina Ignat e Dr.ª Ana Isabel Xavier – “A participação de Portugal na Política Europeia de Segurança e Defesa – que papel para os jovens?”

Depois de um debate em que participaram diversos jovens que assistiram à Conferência, teve lugar a Sessão de Encerramento na qual o Prof. Doutor André Azevedo Alves e o MGen. Melo Correia destacaram os aspectos mais relevantes desta iniciativa.

Organização
190_logo_UAv
logo-ed-m
Apoios
  • IDN – Instituto da Defesa Nacional
  • DECIDE – Associação de Jovens Auditores para a Segurança, Defesa e Cidadania
  • Associação de Estudantes da Universidade de Aveiro
  • Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Universidade de Aveiro (NEAP)
Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin