EnglishFrenchPortugueseSpanish

“Portugal e a Agência Europeia de Defesa – Oportunidades para a Indústria Nacional”

Esta Conferência decorreu na AIP no dia 7 de Fevereiro de 2006, tendo presidido à sessão de abertura o Senhor Ministro da Defesa Nacional. Realizada com o patrocínio da Empordef e inserida no âmbito das actividades de reflexão e de difusão de informação promovidas pela AIP e pelo EuroDefense-Portugal sobre a racionalização do “procurement” de defesa dos países da UE, a Conferência teve como principais finalidades:

  • Transmitir informação sobre a Agência Europeia de Defesa (AED) e as previsíveis alterações do mercado, da indústria, da investigação e da tecnologia de defesa.
  • Chamar a atenção para a indispensável salvaguarda dos interesses nacionais e para as oportunidades deste mercado alargado.
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é img-conf_PO-AED_1a.jpg

A Conferência incluiu dois painéis, no primeiro dos quais foi apresentado o panorama actual da AED, sendo feita no segundo painel uma abordagem dos constrangimentos e oportunidades que, em particular para Portugal, decorrem da criação da Agência e da esperada racionalização do mercado europeu de equipamento de defesa.

O primeiro painel foi moderado pelo Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção do EuroDefense-Portugal, e teve como conferencistas a Dr.ª Octávia Frota, Subdirectora do Departamento de I&T da AED, o Cor. Arturo Alfonso-Meiriño, Subdirector do Departamento de Indústria e Mercado da AED e o Sr. Pascal Meunier, Vice-Presidente da empresa THALES e coordenador do Grupo de Trabalho que, no âmbito da rede de Associações EuroDefense, debateu e propôs diversas acções relativas à AED.

No segundo painel, moderado pelo TGen Eduardo Mateus da Silva, foram conferencistas o Dr. José Mourato, Presidente da EMPORDEF, o Com. Henrique Neto, Vice-Presidente da AIP, o VAlm Carlos Viegas Filipe, Director Nacional de Armamento e o Eng.º Rui Neves, Presidente da Comissão Permanente de Contrapartidas.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Dr. João Salgueiro, Presidente do Conselho Geral do EuroDefense-Portugal, tendo ficado a cargo do CAlm Luís Cabrita a elaboração das conclusões da Conferência.

Em breve será disponibilizada uma síntese informativa ampliada sobre este evento.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin