O Instituto da Defesa Nacional (IDN) organiza, sob os auspícios do Colégio Europeu de Segurança e Defesa (ESDC), uma nova edição do curso “Civilian Aspects of Crisis Management”. Dadas as atuais circunstâncias a nível europeu no contexto da pandemia SARS-COV-2, este curso será realizado virtualmente (através da plataforma WebEx).
O curso abordará aspetos concetuais, institucionais, processuais e casos aplicados da dimensão civil da gestão de crises, bem como dimensões de lições aprendidas naquele âmbito no contexto da União Europeia.
O programa integra os seguintes temas:
- A dimensão civil da gestão de crises e a Bússola Estratégica
- A PCSD e a gestão civil de crises (sistema de resposta a crises da União Europeia e o processo de decisão)
- Abordagem Integrada e gestão de crises
- Coordenação e Cooperação
- Estudos de caso sobre a dimensão civil da PCSD
- Género, segurança e direitos humanos
- Desenvolvimento e projeção de capacidades civis na resposta a crises
- Lições aprendidas da resposta a crises
Os participantes terão a oportunidade de refletir e debater com especialistas e representantes das instituições europeias sobre os temas em apreço.
Este curso encontra-se vocacionado para participantes provenientes de diferentes instituições civis e militares dos Estados-Membros, das instituições europeias e agências relevantes.
O curso é ministrado em língua inglesa.
A submissão de candidaturas decorre até dia 25 de fevereiro de 2022, através do sistema ENLIST (https://esdc.europa.eu/nominators/). Qualquer manifestação de interesse poderá ser formalizada através de e-mail com, pelo menos, um dia útil de antecedência antes do prazo de finalização das candidaturas, para a Diretora do Curso (IDN, Portugal): Isabel Ferreira Nunes (isabel.anunes@defesa.pt).