EnglishFrenchPortugueseSpanish

Encontro Anual EuroDefense-Portugal – 2011

Cumprindo uma tradição do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, realizou-se no dia 6 de Julho de 2011 (18h00-20h00), na Sala dos Presidentes da AIP-CCI, o Encontro Anual de Membros EuroDefense.

O Encontro Anual, além de constituir um momento único de promoção do convívio entre membros e colaboradores do EuroDefense, tem por objectivo principal analisar a actividade desenvolvida e traçar linhas de orientação programática para o plano de actividades do Centro de Estudos no ano seguinte, em função dos desenvolvimentos previsíveis na área da segurança e defesa Europeia e seus desafios, oportunidades e opções para Portugal.

O Encontro foi presidido pelo Dr. João Salgueiro, Presidente do Conselho Geral, com a presença da Direcção do Centro de Estudos e a participação de representantes dos Instituidores e de um elevado número de membros e colaboradores do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal.

Abriu a sessão o Dr. João Salgueiro que teceu considerações sobre a evolução e gravidade da crise económico-financeira europeia e em Portugal e a sua previsível repercussão no tecido social e nos aspectos essenciais da segurança e defesa europeia e nacional.

O Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção, fez uma breve resenha sobre as actividades do Centro de Estudos e sobre o papel actual e futuro do EuroDefense-Portugal, enquanto fórum potenciador de pontes de contacto e diálogo e de análise e debate de assuntos relacionados com a segurança e defesa, incluindo a participação de jovens na promoção e fortalecimento de uma cultura de segurança e defesa. No quadro dos enormes desafios criados pela crise financeira europeia e nacional, o Centro de Estudos EuroDefense pode constituir uma mais-valia contribuindo para a procura de soluções cooperativas, coordenadas e coerentes, que sejam práticas, económicas e exequíveis, nomeadamente na área de desenvolvimento de capacidades militares, que possam simultaneamente constituir uma oportunidade para o reforço da base tecnológica e industrial nacional. Neste contexto, falou ainda das virtualidades, potencialidades e vantagens do Centro de Estudos estar inserido numa rede europeia de Associações EuroDefense, constituída presentemente por treze Associações, possibilitando o reforço da imagem de Portugal e do papel do nosso país na Europa.

Do debate franco, aberto e participativo que se seguiu, sobressaíram importantes ideias-força e linhas de orientação programática a considerar na preparação do Plano de Actividades do Centro de Estudos para 2012.

De acordo com a agenda do Encontro, o Dr. Luís Faro Ramos, Director-Geral de Política de Defesa, proferiu uma interessante e bem estruturada comunicação sobre a “Evolução da Política Comum de Segurança e Defesa pós-Lisboa, face à crise financeira: soluções e respostas dos Estados membros, incluindo Portugal”, tendo dado origem a um profícuo e extenso debate relativo ao futuro da Política Europeia de Segurança e Defesa, face ao papel da sociedade civil no acelerado e potencialmente destabilizador processo de transformações em curso no Norte de África e Médio Oriente.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin