EURODEFENSE Vienna Conference 2020 04/05.11.2020

Decorreu do dia 4 de novembro a conferência internacional da rede EuroDefense, que congrega o conjunto das associações dos quinze países que integram a esta rede internacional dedicada aos assuntos da segurança e defesa europeia. Em virtude das limitações impostas pela pandemia do Covid-19 a conferência realizou-se com recurso a uma plataforma digital.

Dos vários pontos da ordem de trabalhos destacam-se a adesão da Finlândia que passou a integrar a rede e a aprovação de vários policy papers relativos a assuntos de primordial importância para a segurança e defesa europeia. Salientam-se o apresentado pela EuroDefense-Espanha, intitulado “Um novo Pacto sobre Migração e Asilo” e o produzido por um grupo de associações, entre elas a EuroDefense-Portugal, intitulado “Uma União Europeia responsável pela própria Segurança”, preconizando que também no domínio das políticas de segurança e defesa a UE transite da cooperação para a integração. Este documento foi enviado às instituições da UE e nacionais e será brevemente publicado.

Como aspeto relevante o EuroDefense-Portugal propôs a criação de um novo Grupo de Trabalho EuroDefense direcionado para o tema “Energia, Clima, Segurança e Defesa”. Tem como propósito a produção de pensamento estruturado sobre o impacto da transição energética e das alterações climáticas na segurança e defesa. Visa também a produção de um documento para as instituições europeias, que possa servir de base à elaboração de uma Estratégia de Defesa Energética, em sintonia com a orientação política no quadro ambiental apresentada pela presidente von der Leyen, designada por “The European Green Deal”. O EuroDefense-Portugal assume em 2021 a presidência da rede, coincidindo com a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, cabendo-lhe organizar durante o mês de maio a reunião internacional que será realizada na cidade do Porto, onde se espera seja aprovado o alargamento da rede e confirmados outros documentos relevantes para a política de segurança e defesa comum.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin