EnglishFrenchPortugueseSpanish

European Academy for Security Policy 2007

European Academy for Security Policy voltou a realizar-se em Gumpoldskirchen, nos arredores de Viena, entre 16 e 21 de Julho de 2007, numa organização do Austrian Institute for European Security Policy. Esta edição do curso contou com a participação do Dr. Bernardo Pires de Lima, assessor de estudos do Instituto da Defesa Nacional, em representação do EuroDefense-Portugal.

Os objectivos desta iniciativa foram integralmente cumpridos. Por um lado, a promoção de um debate entre participantes e palestrantes sobre defesa e segurança internacionais. Por outro, a criação de uma rede europeia sustentada entre jovens das mais diversas proveniências. Neste âmbito, são de destacar as representações da Ucrânia, Chipre, Eslováquia, França, Áustria, Hungria, Polónia, Moldova, República Checa, Bulgária e Índia.

O curso dividiu-se em três áreas distintas, mas complementares. A primeira parte, virada para o debate europeu, nas suas vertentes institucional, estratégica e de alargamento. A segunda, focando os diversos actores do sistema internacional, quer as potências tradicionais (Estados Unidos e Rússia), quer as emergentes (Índia, China). A terceira, procurou debater o caminho seguido pela União Europeia e pela NATO, quer no plano da cooperação institucional, quer na concepção que ambas as organizações euro-atlânticas têm das novas ameaças à segurança internacional.

Dadas as distintas participações e perspectivas neste curso, alguns temas forma alvo de um debate mais polémico, mas não menos interessante. Neste campo, são de destacar o papel dos EUA após o 11 de Setembro, a relação entre a EU e a NATO, o relacionamento entre a EU e a Rússia e a futura adesão da Turquia.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin