EnglishFrenchPortugueseSpanish

IOLine: um produto nacional no combate à pandemia

Luis Pinto é um visionário. Nascido em Angola, veio ainda criança morar para Gouveia e estudou engenharia eletrónica e de automação no País de Gales. Regressou a Portugal em 1998, começou a trabalhar em domótica e em 1998 abriu a IOLine-Mordomus, empresa hi-tec fortemente inovadora, dedicada a automatismos eletrónicos e à domótica profissional. Localizada no perímetro industrial de Rio Torto, em Gouveia, a IOLine-Mordomus empregam hoje cerca de 60 pessoas e exportam para a Alemanha, Brasil, Colômbia, México, Espanha, Angola, Cabo Verde, Asia e Marrocos.

À semelhança de todos os portugueses, a pandemia Covid-19 apanhou Luís Pinto como um murro no estômago. Com uma filha com 12 anos, que nos tempos livres é uma vedeta da música nacional, Luís ficou apreensivo e pensou que tinha de fazer alguma coisa. Então usou o seu know-how tecnológico para analisar a conjuntura.

A pandemia Covid-19, com os seus efeitos catastróficos, trouxe à tona uma necessidade que veio para ficar: a normalização do hábito da desinfeção.  Face a esta realidade sanitária, torna-se muito importante garantir a segurança e a higiene dos indivíduos e dos espaços por estes frequentados, especialmente de áreas alimentares, de saúde, das escolas/infantários, lares, espaços culturais, quarteis de bombeiros, forças armadas ou, por exemplo, em empresas de logística, com expedição de embalagens e mercadorias. Esta necessidade surge a nível preventivo, quer no contexto atual quer em futuras pandemias.

Face a esta realidade, a IOLine idealizou e construiu uma câmara de desinfeção, a 3CV19, ativa e inteligente, onde é possível garantir a desinfeção completa das pessoas no acesso a espaços.  Este tipo de tecnologia foi desenvolvida para a retenção e eliminação de todo o tipo de bactérias estando, por isso, apta para ser eficaz em novas variantes de vírus ou em pandemias de outra natureza. A 3CV19 desinfeta sete pessoas por minuto e consegue desinfetar 12 pessoas com apenas um litro de desinfetante, produto que pode ser trocado consoante o tipo de ameaça a combater. Por outro lado, a competência tecnológica da IOLine, permitiu associar à 3CV19 um sistema wi-fi integrado que permite efetuar remotamente a gestão da câmara e todas as atualizações, sem necessidade da deslocação e da presença física dos técnicos

Estas tecnologias de prevenção da proliferação de pandemias por via da sanitização, desinfeção e retenção de bactérias são fundamentais para a segurança das populações e proteção/preservação da saúde pública. Neste contexto, é importante a criação de uma certificação “Covid Free” para este tipo de equipamentos, que propiciem às entidades e aos cidadãos a máxima certeza de que a sua segurança e defesa estão garantidas. A certificação levará a uma maior formação comportamental relativamente a estes equipamentos e a um reforço da higiene sanitária coletiva. 

Em conclusão, a cabine 3CV19 é determinante para simplificar e normalizar o processo de desinfeção. Uma vez que o nosso País está a manifestar performances de topo a nível mundial no que respeita à cobertura por vacinação, é de esperar para breve a reabertura total de escolas, departamentos públicos, restauração, estabelecimentos comerciais, grandes empresas e outros locais com grande afluxo de pessoas. Nestes casos, as soluções individuais (álcool gel e máscara) podem não ser eficazes, pelo que só uma desinfeção massificada poderá garantir a segurança.

A 3CV19, um produto nacional que se bate de igual para igual com qualquer concorrência internacional (Coreia do Sul, França, Espanha, Índia, México, outros), mostra bem que não precisamos de estar nos grandes centros, nas melhores incubadoras ou nos maiores polos tecnológicos para sermos criativos, inovadores e eficazes. No sopé da Serra da Estrela, Luís Pinto e a sua equipa continuam a idealizar e a criar produtos excecionais.


Daniela Polícia (Eurodefense Jovem)

Mafalda Cunha (Eurodefense Jovem)

José Alberto Pereira (Eurodefense Portugal)

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin