Jovens universitários da Beira Interior de Portugal, Covilhã: 15 de Novembro de 2016, Conferência na UBI sobre “Segurança e Defesa europeia“.
Promovida pela Associação EuroDefense-Portugal e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, realizou-se em 15 de Novembro (2016), na Covilhã, a Conferência “O Novo Quadro de Segurança e Defesa Europeia: desafios e opções para Portugal”.
No enquadramento desta iniciativa conjunta estiveram os últmos treze anos a “velha” Estratégia Europeia de Segurança de 2003, também conhecida como “Documento Solana”. Esta estratégia encontra-se reconhecidamente desatualizada e obsoleta nos seus objectivos, prioridades e propostas, em face dos novos fenómenos sociais e económicos, desafios, ameaças e tensões geopolíticas que temos vindo a viver, sobretudo na última década.
Na realidade, o ambiente de segurança internacional de paz, segurança, progresso e prosperidade, a que nos acostumámos depois da euforia da queda do “Muro de Berlim” e do fim da “Guerra Fria”, acabou, situação potencialmente agravada com o “Brexit”.
Como pano de fundo esteve igualmente ressurgimento de uma Rússia mais assertiva, exponenciando tensões geopolíticas adormecidas na Euro-Ásia e no Médio Oriente, e o agravamento crescente das relações EUA/Rússia sobre diferenças insanáveis no que respeita à Ucrânia/Crimeia, à guerra cibernética e à Síria, esgotaram o remanescente de confiança mútua existente desde o fim da “Guerra Fria”, caminhando-se paulatinamente para o regresso ao confronto da bipolaridade, gerando instabilidade e conflitualidade no sistema de segurança internacional.
Por outro lado, com o aparecimento e expansão global do terrorismo radical transnacional, a crise dos refugiados e a instabilidade na vizinhança estratégica da UE, a segurança da Europa e dos seus cidadãos está hoje muito mais ameaçada, precisamente no momento em que a resposta europeia se encontra mais enfraquecida economicamente, fragmentada moral e politicamente e descredibilizada sob o ponto de vista de vontade política de defesa e de capacidade militares, pela acção erosiva dos “cortes” sistemáticos na Defesa.
Vivemos numa sociedade de risco onde a incerteza, a insegurança e o medo do terrorismo global são características essenciais do ambiente de segurança contemporâneo e factores determinantes nas relações internacionais.
Como corolário desta situação, a Alta Representante da UE apresentou ao Conselho Europeu de Junho de 2016 uma nova Estratégia Global de Política Externa e de Segurança da UE, com a designação de “Visão Partilhada, Acção Conjunta: Uma Europa Mais Forte”, na qual se reforça o nível de ambição política para uma “autonomia estratégica” da UE, para segurança da União e dos seus cidadãos, baseada em capacidades militares credíveis e numa base tecnológica e industrial sustentável, inovadora e competitiva. Neste sentido, a Estratégia Global da UE pode representar uma oportunidade única para relançar o projecto de defesa europeu, com um ímpeto renovado e um compromisso político mais sério e mais credível.
Foi neste contexto geopolítico de segurança degradada, incerteza e adaptação institucional, com o objectivo primordial de sensibilizar a cidadania, sobretudo os jovens universitários, para os prementes desafios e ameaças à segurança europeia actual e futura, que a Associação EuroDefense-Portugal e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, realizaram a Conferência “O Novo Quadro de Segurança e Defesa Europeia: desafios e opções para Portugal”, que decorreu com o seguinte programa:
Dia: 15 de Novembro de 2016
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, Anfiteatro 7.21,
14h15 – Receção e acolhimento dos participantes
14h30 – Sessão de Abertura
Professor Mário Raposo
Vice-Reitor da Universidade da Beira Interior
Dr. António Figueiredo Lopes
Presidente da Direção da Associação EuroDefense-Portugal
Professor Doutor Pedro Guedes de Carvalho
Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior
Professora Doutora Liliana Reis
Coordenadora Científica da Conferência | UBI
João Vasco Baptista
Núcleo de Estudantes CPRI-UBI
15h15 – PAINEL A Estratégia Global de Política Externa e Segurança da UE: Agente de Mudança ou Lista de Intenções face aos desafios globais?
15h15 – “Uma visão abrangente e integrada da Estratégia Global da UE: opções para
Portugal“
Professora Doutora Ana Isabel Xavier, FCSH-UNL, Subdiretora-Geral de Política de Defesa Nacional
15h45 – “A dimensão da Política de Segurança e Defesa: desafios para Portugal”
Professora Doutora Ana Paula Brandão, Universidade do Minho
Moderação: Telmo Martins (licenciando em Ciência Política e Relações Internacionais – UBI)
16h10 – Intervalo
16h40 – “A dimensão tecnológica e industrial de defesa: desafios para Portugal”
Coronel Fernando Araújo Albuquerque, Assessor Principal, Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional; Representante Nacional junto da NSPA/NATO, Luxemburgo
17h00 – “A dimensão das Políticas de Vizinhança, Imigração e Contra-terrorismo: desafios para Portugal”
Coronel Nuno Barrento Lemos Pires, Doutorado, Professor na Academia Militar
Moderação: Ariana Alexandre (mestranda em Relações Internacionais – UBI)
17h25 – Debate
17h45 – Encerramento
- Conclusões
Mestres Joana Vaz e Teresa Fernandes (UBI)
- Sessão Final
Major-General Augusto Melo Correia (Pil.Av. Ref,), Vice-Presidente da Direção da Associação EuroDefense-Portugal
Professora Doutora Liliana Reis, Coordenadora Científica da Conferência.
Eduardo Mascarenhas
Vogal da Associação EuroDefense-Portugal
Coordenador para a área da Comunicação
Com:
Major-General Augusto Melo Correia Pil.Av. REf)
Vice-Presidente da Direcção da Associação EuroDefense-Portugal
( Promotor e principal organizador desta Conferência na UBI)