EnglishFrenchPortugueseSpanish

“A União Europeia e as relações com África”

No dia 17 de Outubro de 2007, por ocasião da Presidência Portuguesa da UE, o Instituto da Defesa Nacional e o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, no quadro das suas actividades e em parceria, realizaram nas instalações do IDN a Mesa Redonda subordinada ao tema “A União Europeia e as relações com África”, a qual teve como participantes as seguintes

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é MR_UE-Africa.jpg

personalidades: Dr. Jorge Cabral, Dr. Vitalino Canas, Dr. Carlos Gaspar, Dr. Manuel Correia de Jesus, Dr. Victor Nogueira, Prof. Dr. José Francisco Pavia, Dr. João Salgueiro, Gen. José Alberto Loureiro dos Santos, Dr. João Pedro Saldanha Serra e Emb. José Tadeu Soares.

Esta Mesa Redonda teve como finalidade:

  • Efectuar a análise e reflexão sobre as opções da União Europeia nas suas relações com África, no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa – PESD, focadas na cooperação europeia para a prevenção, gestão e resolução de conflitos africanos;
  • Identificar o papel específico de Portugal no planeamento e participação nesta (nova) política europeia, nos quadros comunitário, bilateral e da CPLP.

Considerando o papel que a União Europeia pretende consolidar enquanto actor interventor na prossecução da paz e segurança internacionais, bem como a assumida necessidade de acordar uma estratégia conjunta UE-África para enfrentar os desafios globais e também os objectivos e prioridades que irão enquadrar a realização da Cimeira UE-África, o Programa da Mesa Redonda, para concentrar as intervenções e o debate sobre os aspectos essenciais do tema, sugeria diversas questões no quadro dos seguintes sub-temas:

  • Elementos essenciais de convergência
  • A UE no apoio à capacidade e responsabilidade africanas (medidas efectivas)
  • Possibilidades, prioridades e oportunidades de Portugal

Uma comissão de redacção constituída pelos MGen Mário Lemos Pires, Dr.ª Teresa Leal Coelho, Dr.ª Diana Soller, Dr. Paulo Barcelos, Dr.ª Ana Margarida Craveiro, Dr.ª Nélia Ribeiro e Dr. Alexandre Homem Cristo elaborou um documento síntese das intervenções dos diversos participantes, editado em Novembro de 2007 como n.º 13 da Colecção Sínteses EuroDefense.

logo-idn_120
logo_ED_85
Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin