EnglishFrenchPortugueseSpanish

“Os Jovens, a Cidadania e a Segurança”

No dia 15 de Setembro de 2010, nas instalações do Instituto da Defesa Nacional, o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, em co-organização com a DECIDE e em parceria com o IDN, realizaram uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Os Jovens, a Cidadania e a Segurança”.

150_logoDECIDE
logo_ED_85
logo-idn_120


Num mundo em constante mutação, onde impera a troca globalizante de informação, de bens e de conhecimento, no qual a diversidade parece afrontar a liberdade e em que a velha ordem foi ultrapassada pela História e o novo milénio se apresenta em branco, cheio de desafios que exigem respostas aos indivíduos, às nações e à comunidade internacional, cabe aos jovens de hoje e decisores de amanhã, moldar o mundo na melhor forma possível. Assim, urge às novas gerações repensarem o exercício da cidadania e das questões da segurança e defesa numa participação com recta intenção, espírito de colaboração e consciência cívica do seu papel na sociedade.
Tendo em consideração a importância do nexo os Jovens a Cidadania e a Segurança, esta Mesa Redonda procurou constituir-se num fórum aberto fundamentalmente aos jovens mas também a todos que tenham interesse na abordagem desta temática.
Na Sessão de Abertura da Mesa Redonda intervieram a Prof.ª Doutora Maria Helena Carreiras, Subdirectora do Instituto da Defesa Nacional, e o Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal. A Mesa Redonda prosseguiu com as seguintes intervenções que antecederam um debate alargado à restante assistência:
▪ Nota de Enquadramento e apresentação dos Intervenientes pela Dr.ª Ana Isabel Xavier, Presidente da DECIDE
▪ “Política de defesa e segurança interna”, pelo Deputado Dr. Luís Campos Ferreira
▪ “Política de juventude: o Conselho Nacional da Juventude”, pelo Dr. José Filipe Sousa
▪ “Os Media e os Jovens”, pela Prof.ª Doutora Cristina Ponte.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin