25º Aniversario do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal
Centro de Estudos EuroDefense-Portugal
O Centro de Estudos EuroDefense-Portugal (Associação de Estudos de Segurança e Defesa Europeia) é uma organização da sociedade civil que funciona no quadro da rede EURODEFENSE.
É sua missão principal promover o estudo, a reflexão e o debate sobre a política europeia de segurança e defesa e suas implicações para Portugal, incluindo as questões relativas ao desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial da Defesa Europeia e a sua articulação com as empresas e os centros de investigação e desenvolvimento tecnológico nacionais.
Foi constituído em 12 de fevereiro de 1998, data de assinatura do Protocolo de Cooperação estabelecido entre o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP-CCI), homologado pelo Ministro da Defesa Nacional e pelo Ministro da Economia. Adquiriu o estatuto de pessoa coletiva de direito privado sem fins lucrativos em 19 de outubro de 2015.
A rede EURODEFENSE é integrada presentemente por 15 Associações constituídas em 14 Estados Membros da União Europeia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Luxemburgo, Portugal e Roménia e ainda o Reino Unido, que optou por permanecer apesar do Brexit.
Reconhecendo o interesse público das suas atividades e as vantagens decorrentes do trabalho em rede europeia, os Ministérios da Defesa e as associações empresariais do setor tecnológico e industrial de segurança e defesa mantêm especiais ligações com as Associações EuroDefense e apoiam o desenvolvimento das suas atividades. No caso português, foi muito relevante a cooperação com a Associação Industrial Portuguesa (AIP) e tem sido vital para a sua sustentabilidade a colaboração efetiva e o apoio funcional do Instituto da Defesa Nacional.
Ao comemorar-se o 25º Aniversário, afigura-se oportuno recordar o historial do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, com destaque para a sua missão ao serviço da cultura da segurança e defesa e da sensibilização dos mais jovens para os desafios do futuro. Ao cumprir estes desígnios, EuroDefense-Portugal tornou-se um elemento muito positivo na promoção e esclarecimento das políticas de segurança e defesa nacional e europeia.
Historial
Marcos Históricos
Missão e objetivos
- Estatutos da EuroDefense-Portugal
Rede EURODEFENSE
Guerra da Rússia na Ucrânia
- Repensar a política de vizinhança e alargamento oriental da UE
Os 23 principais riscos e oportunidades para 2023
A Agenda Global de Energia de 2023
Ameaças e desafios regionais contemporâneos na Europa
Autonomia estratégica aberta
- A dimensão digital
O estado da remoção de Dióxido de Carbono
- Uma avaliação científica global e independente da remoção de CO2
O estado da convergência económica na Zona do Euro
- Duas décadas de união monetária e governação económica
Custo da Não-Europa
- Rumo à liderança da UE no setor espacial através da autonomia estratégica aberta
O analista de inteligência na era digital
Autonomia estratégica de tecnologia europeia
Renovar a EU
- Recuperação, reabertura e renascimento
Capacidades militares afetadas pela mudança climática
Anuário de Progresso 2023
A nova declaração conjunta EU-NATO é importante?
- Declaração conjunta EU-NATO
Dez tópicos para seguir em 2023
- Rússia, Quo Vadis?
O lado positivo
- Maximizando o potencial do Acordo Verde Europeu para o Norte da África e Europa
Transformação sistémica ou Status Quo?