EnglishFrenchPortugueseSpanish

Orientações Futuras da Política Europeia de Segurança e Defesa

Conferência organizada pela Assembleia da União da Europa Ocidental

Através do seu Presidente, Dr. António Figueiredo Lopes, o EuroDefense-Portugal esteve presente na Conferência sobre o futuro da Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD) organizada pela Assembleia Interparlamentar Europeia de Segurança e Defesa da UEO no âmbito da presidência alemã da UE e da UEO, a qual decorreu nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2007 em Berlim, no hemiciclo do Parlamento da Alemanha (Reichstag).

Esta Conferência teve como principal objectivo propor iniciativas concretas que possam fazer progredir a Europa da segurança e da defesa. Assim, os Chefes de Estado e de Governo da União Europeia foram incentivados a intensificar o desenvolvimento da PESD alicerçada em ambições partilhadas, em capacidades e tecnologia credíveis e numa adequada legitimidade democrática.

Numerosas Delegações dos Parlamentos nacionais assim como representantes dos governos, industriais e especialistas em matérias de segurança e defesa expuseram os seus pontos de vista quanto ao desenvolvimento político, institucional e das capacidades da PESD.

No final da Conferência foi aprovada uma mensagem política dirigida aos Chefes de Estado e de Governo da União Europeia – Mensagem de Berlim – propondo a adopção de orientações para a cooperação europeia em matéria de segurança e defesa e incentivando-os a intensificar o desenvolvimento da PESD alicerçada em ambições partilhadas (que implicam a concretização de compromissos já assumidos relativamente à segurança e defesa), em capacidades e tecnologia credíveis (que exigem adequados esforços financeiros, decisões rápidas no domínio da gestão de crises, uma política europeia de investigação e tecnologia e a coordenação das aquisições de equipamentos de defesa) e numa adequada legitimidade democrática (através de um maior controlo democrático da PESD através dos parlamentos nacionais).

De assinalar a presença nesta Conferência de 8 delegações da rede europeia de Associações EURODEFENSE, o que traduz a acrescida credibilidade e reconhecimento destes centros de estudos como parceiros especializados na reflexão e no debate das questões europeias de segurança e defesa.

ver Mensagem de Berlim – versão em inglês | versão em francês ]

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin