No dia 18 de novembro de 2024, por decisão do Conselho de Presidentes da Rede EURODEFENSE, a EuroDefense-Portugal assumiu o Secretariado-Geral da rede internacional para um mandato de 4 anos, sucedendo a EuroDéfense-France que assegurava o secretariado desde a criação da rede.
A rede EURODEFENSE partilha o objetivo específico: “Continuar a procurar uma Defesa eficiente da Europa”. Para além da missão de desenvolver o estudo e a reflexão sobre a forma de desenvolver o pilar europeu no âmbito da Aliança Atlântica, a rede centra-se na construção de capacidades operacionais europeias credíveis e no reforço da Base Industrial e Tecnológica Europeia de Defesa.
O Secretário-Geral da EURODEFENSE desempenha um papel crucial na coordenação e organização da rede. As suas principais funções incluem:
- Apoiar a Presidência: Prestar apoio direto à Presidência rotativa da EURODEFENSE sempre que necessário.
- Coordenação das atividades: Facilitar a planificação, execução e seguimento das ações promovidas pela rede.
- Gestão e atualização de registos: Manter atualizada a lista de associações membros, os EWGs e o calendário de atividades da rede.
- Comunicação e Publicação: Assegurar a comunicação interna em colaboração com o Presidente, bem como compilar e distribuir documentos e materiais importantes preparados pelas associações nacionais.
Estas funções garantem a coesão, a eficácia e a comunicação estratégica da EURODEFENSE, reforçando a sua ação a nível europeu.
Figura 1 – Cumprimento entre presidentes General Valença Pinto (Portugal), e Major-General Jean-Marc Vigilant (França).
Figura 2 – Reconhecimento do Brigadeiro-General Patrice Mompeyssin, Secretário-Geral desde 2020.
Figura 3 – Cumprimentos entre o Secretário-geral a terminar funções, Brigadeiro General Patrice Mompeyssin, e o novo Secretário-geral, Miguel Carvalho Gomes.
O Secretário-Geral:
Miguel Carvalho Gomes, natural de Viseu.
É licenciado em Ciência Política pelo ISCTE-IUL, pós-graduado em Políticas Públicas de Segurança e Defesa pelo Instituto da Defesa Nacional (IDN), pós-graduado em Gestão de Crises pelo Instituto Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Instituto Universitário Militar (IUM), mestre em Economia e Políticas Públicas e doutorando em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL.
É associado do EuroDefense-Portugal desde 2018, onde exerceu funções de Vogal do EuroDefense Jovem-Portugal entre 2018 e 2020, Presidente do EuroDefense Jovem-Portugal entre 2020 e 2023 e é Vogal da Direção do EuroDefense-Portugal desde 2021.
Desde 2022, é Técnico Superior na Agência para a Competitividade e Inovação, I.P (IAPMEI).
Contacto: miguel.gomes@eurodefense.pt