A criação das Associações EURODEFENSE é uma iniciativa da sociedade civil europeia, lançada em 1994 por Pierre Schwed, um lutador da resistência francesa, falecido em 2006, que se tornou um especialista reconhecido em questões de estratégia, defesa e geoestratégia, tendo militado pela construção de uma defesa comum europeia.
A principal finalidade da EURODEFENSE consiste em chamar a atenção dos Estados membros da União Europeia e da sociedade europeia em geral para a necessidade de assumirem maiores responsabilidades na área da Segurança e Defesa, especialmente, através do reforço das capacidades militares e do desenvolvimento de uma base tecnológica e industrial de defesa europeia.
Obedecendo a princípios e normas de relacionamento e de cooperação estabelecidas numa “Carta Eurodefense” a que todas as Associações aderiram, as suas atividades desenvolvem-se no quadro da Política Externa e de Segurança Comum, tendo como principal objetivo desenvolver uma maior perceção dos interesses comuns europeus e da necessidade de uma defesa comum.
Obedecem a um conceito de ação que privilegia a cooperação e o diálogo entre o sector público e o sector privado e promove a mobilização dos jovens para a construção da Europa da defesa e da segurança.
A partir de 1994, a rede de associações EuroDefense foi-se desenvolvendo progressivamente, estando atualmente presente em 15 Estados membros da União Europeia.
Carta EuroDefense
Ratificada pelas Associações EuroDefense no dia 4 de Novembro de 2006.
-------- Por uma defesa europeia mais forte ---------