EnglishFrenchPortugueseSpanish

Reunião do Conselho de Presidentes da rede Internacional EURODEFENSE

Nos dias 4 e 5 de novembro de 2021, decorreu nas instalações da Politische Akademie, em Viena de Áustria, a reunião do Conselho de Presidentes da rede internacional EURODEFENSE e, concomitantemente, uma conferência no âmbito do 25ª Fórum Europeu. A delegação do EuroDefense-Portugal foi composta por dois membros da Direção e uma representante da coordenação do EuroDefense-Jovem-Portugal.

Dos vários assuntos abordados realçam-se os pontos de situação do Grupo de Trabalho N. 27, referente a uma nova estrutura de segurança e defesa da União Europeia, bem como dos vários grupos e observatórios em que se articula a rede EURODEFENSE.

Foi ainda discutida e aprovada a proposta de constituição de um novo Grupo de Trabalho direcionado para as questões do acesso por parte das empresas aos instrumentos de financiamento comunitário. O EWG-Finance é uma iniciativa conjunta do EuroDefense-Portugal e da EDTA (Federation of European Defence Technology Associations) e será coliderado pelo EuroDefense-Portugal e EuroDefense-Holanda.

No tocante às atividades da rede EURODEFENSE e numa antevisão das a realizar nos anos subsequentes, o EuroDefense-Portugal comunicou a disponibilidade para encetar diligências no sentido de organizar em 2023 a conferência da estrutura Jovem da rede EURODEFENSE. A conferência do 25º Fórum Europeu, subordinada ao título “O Futuro da Política Europeia de Segurança e Defesa”, decorreu no dia 05.11.2021 nas instalações do Instituto Diplomático em Viena. Contou com um importante painel de oradores e personalidades políticas que apresentaram a respetiva visão sobre o atual quadro geopolítico e geoestratégico global e o respetivo impacto na União Europeia.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin