EnglishFrenchPortugueseSpanish

Reunião dos Presidentes EURODEFENSE

A Reunião da Primavera dos Presidentes EURODEFENSE decorreu em Lisboa nos dias 13 e 14 de Abril de 2007. Para além do Presidente do EuroDefense-Portugal, Dr. António Figueiredo Lopes, estiveram presentes mais 11 Presidentes representando a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Espanha, a França, a Grécia, a Holanda, a Itália, o Luxemburgo, o Reino Unido e a Roménia.

As delegações foram recebidas pelo Ministro da Defesa Nacional, que aproveitou a ocasião para dar uma perspectiva das principais prioridades da presidência portuguesa da UE na área da defesa. O programa da reunião incluiu ainda uma exposição do Director-Geral de Política de Defesa Nacional sobre o tema “Portugal e a PESD” [ver texto].

No âmbito específico da Reunião, o Conselho de Presidentes avaliou a forma como estão a decorrer os diversos trabalhos da rede, em particular as actividades dos Grupos de Trabalho Europeus que este ano têm por temas principais “A Opinião Pública Europeia e Estratégia de Comunicação”, “A União Europeia como Actor Global da Paz” e “A Segurança da Bacia do Mediterrâneo”. Estes temas vão ser debatidos no Encontro Internacional EURODEFENSE que se realiza em Novembro, em Itália.

Foi igualmente analisado e debatido o “Futuro do Processo Constitucional após a Declaração de Berlim” e manifestado amplo interesse no que toca à realização em Lisboa de uma Mesa Redonda de Jovens Europeus, subordinada ao tema “A Política Europeia de Vizinhança e os Vizinhos do Sul”.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin