Avançar para o conteúdo

7 de novembro de 2024 | 9:00

No dia 7 de novembro, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e o EuroDefense Portugal irão organizar um Seminário com o tema “As Tecnologias Disruptivas num Contexto de Ameaças Híbridas”.

Num contexto de competição geopolítica exacerbada por tecnologias não convencionais, como a computação quântica, a inteligência artificial e a biotecnologia, entre outras, as potências emergentes e outros atores políticos buscam novos domínios de confrontação como o espaço, o ciberespaço e as opiniões públicas, para conceber novas modalidades de ação que tirem partido das vulnerabilidades dos sistemas políticos e sociais. A dissuasão clássica, nuclear ou convencional, revela fragilidades acrescidas, dados os limites à dissuasão em novos ambientes de conflito. Mesmo o poder militar das grandes potências, concebido para ser utilizado acima de um patamar específico, só por si é insuficiente para resolver os desafios projetados intencionalmente no limiar da conflitualidade. Aos estados pede-se uma atitude responsável, equacionando estratégias dissuasoras de atividades hostis, num leque alargado de possibilidades, desenvolvidas em torno do conceito de resiliência, pese embora a dificuldade na edificação de mecanismos de alerta e resposta rápida, dada a natureza complexa das ameaças.

Nesse sentido, o seminário “As Tecnologias Disruptivas num contexto de Ameaças Híbridas” abordará os desafios, que o desenvolvimento de tecnologias disruptivas impõe em ambiente de ameaças híbridas, relevantes para a compreensão do tema e explorará a possibilidade de desenvolvimento de estratégias de mitigação dos riscos associados.

Este seminário está integrado nos trabalhos do Grupo de Estudos EuroDefense Portugal (GEEP) nº 4, dedicado à transformação digital e inovação.

Programa aqui.

Participação mediante inscrição prévia aqui.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato