EnglishFrenchPortugueseSpanish

“Pequenas e médias empresas da defesa: desafios e oportunidades”

No dia 29 de abril de 2014, realizou-se na Universidade Lusófona, em Lisboa, um Seminário organizado pela AFCEA Portugal, o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, a AIP-CCI e a Universidade Lusófona, que debateu os desafios e oportunidades para as PMEs no sector da Defesa.
O Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, presidiu à sessão de encerramento, e a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral, à sessão de abertura.

Participaram neste seminário elementos de Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança, Instituições Governamentais, Universidades & Centros de Investigação e Indústria, tendo este evento constituído um fórum de discussão e coordenação entre estes agentes para o reforço da base tecnológica e industrial de defesa nacional.

O principal objectivo deste Seminário foi proporcionar um amplo debate sobre o fortalecimento e manutenção da competitividade e eficiência da base industrial e tecnológica de defesa europeia, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas (PME), como elo fundamental para o reforço da economia, à luz dos principais ensinamentos, desafios e oportunidades decorrentes do Conselho Europeu de Dezembro de 2013.

as pequenas e medias empresas de defesa

O Painel 1, “Uma indústria de defesa competitiva, como elo fundamental da economia,” cobriu a visão Europeia e a Nacional, com as apresentações de um representante da Comissão Europeia e do diretor da direcção-geral de armamento e infraestruturas de defesa (DGAIED)  do MDN (ver notas introdutórias do Moderador do Painel 1).

250_encerra_semPMEs_29Abr14

No Painel 2, quatro empresas nacionais (Active Space Tecnologies, A. Silva Matos Metalomecânica, Frezite e BEL Group), partilharam a sua visão estratégica e experiência nas áreas da defesa e segurança.

O Painel 3 abordou o tema “Inovação em tempos de austeridade: maximizar sinergias civis-militares e promover projetos de duplo uso”, com comunicações apresentadas pela DGAIED do MDN, pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão,  pela Agência de Defesa Europeia e pelo representante nacional na área da Segurança do GPPQ.

Na sessão de encerramento, na presença do Ministro da Defesa, foi apresentada a síntese conclusiva do seminário.

No Seminário foi distribuído a 2ª edição do CD do Catálogo sobre ‘Portugal Industries and Logistics for Defense’, publicação da DGAIED/MDN, actualizada em abril de 2014, e impressa com o apoio da AFCEA Portugal.

Para mais informação sobre o Seminário pode ver aqui a respectiva “Síntese Conclusiva”.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin