A edição deste ano do Summer CEmp, a escola de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal, terá lugar em Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca e com a colaboração do centro Europe Direct Minho. As candidaturas estão abertas a partir de hoje e até ao dia 31 de março.

A nossa União faz-se todos os dias. Constrói-se na diversidade, no respeito pela liberdade, democracia e solidariedade. Constrói-se na vontade de trabalhar em conjunto. Queremos estimular a participação dos jovens neste processo de construção do projeto europeu que a todos pertence. Este ano, rumamos ao norte do país para, juntamente com as pessoas do Minho, debatermos sobre a Europa que queremos e como a realizar. Se és estudante de ensino superior e queres fazer a diferença, candidata-te: o Summer CEmp em Ponte da Barca espera por ti!”, convida Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal.

É com enorme prazer que recebemos, no nosso concelho, um evento desta natureza que ajuda a fortalecer a identidade europeia dos jovens que participam, ao mesmo tempo que promove a diversidade cultural e a inclusão social. É uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os jovens. Sejam bem-vindos a Ponte da Barca!”, refere Augusto Marinho, Presidente da Câmara de Ponte da Barca.

O Summer CEmp tem um caráter itinerante e coloca no centro do debate sobre o futuro da União Europeia a história, as oportunidades e os desafios concretos das comunidades anfitriãs nas várias regiões do país. As anteriores edições aconteceram em Monsanto (2017), Marvão (2018), Monsaraz (2019), Alcoutim (2021) e Ribeira Grande, Açores (2022).

Esta iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal nasceu da vontade de envolver os atuais e os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia e de mobilizar os jovens em torno do que é e do que pode ser o projeto europeu, assim como o papel da Comissão Europeia e dos cidadãos na sua construção. O Summer CEmp tem um programa imersivo, intensivo e dinâmico. Durante quatro dias, um grupo diverso de estudantes do ensino superior tem a oportunidade de refletir sobre as prioridades e políticas europeias, em interação com exemplos concretos da região de acolhimento e um vasto leque de protagonistas da atualidade portuguesa e europeia (da política, dos media, da academia, dos setores privado e social, do desporto, da cultura e da comunidade local). Através de conversas e sessões práticas, os participantes conhecem melhor e partilham as suas visões sobre a União Europeia em temas muito diversos.

No Ano Europeu das Competências, esta edição vai sublinhar a relevância da aprendizagem ao longo da vida, voltando a centrar-se na participação dos jovens no projeto europeu e no impacto concreto da União Europeia e dos seus valores, tendo como pano de fundo as próximas eleições europeias. O Summer CEmp é igualmente uma forma de contribuir para a concretização de um dos objetivos da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: colocar os cidadãos no coração da UE e reforçar a ligação entre eles e as instituições que os servem.

Mais informações na página dedicada e acompanhe com o #SummerCEmp nas contas das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal – Instagram, Twitter, Facebook

Summer CEmp 2023

Quando? A sexta edição do Summer CEmp acontece de 30 de agosto a 2 de setembro de 2023.

Onde? Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo. Num cenário inspirador, o debate sobre a União Europeia faz-se em articulação com o património cultural e natural da localidade e região que o acolhe.

O quê? Quatro dias de programa intensivo composto por diálogos com protagonistas da atualidade nacional e europeia – políticos, jornalistas, empresários, académicos, desportistas, artistas, entre outros – e uma variedade de atividades práticas aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã.

Como participar? O primeiro passo é o preenchimento do formulário de candidatura que inclui o envio de um vídeo ou de uma carta que exprima a motivação para participar no evento. As candidaturas estão abertas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2023 (este prazo pode ser antecipado, quando recebidas 120 candidaturas) e devem cumprir o regulamento para serem consideradas válidas. De todas as candidaturas válidas, serão selecionadas até 40 para participar, tendo em conta o perfil, motivação e contribuição para a diversidade no grupo.

Para quem? Estudantes que frequentem um estabelecimento de ensino superior na União Europeia no ano letivo 2022/2023, com até 30 anos (inclusive). Podem candidatar-se estudantes de qualquer curso e de qualquer grau de ensino superior. Será selecionado um grupo heterogéneo de jovens dinâmicos que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar na construção do projeto europeu. A Comissão Europeia está empenhada em promover a diversidade das candidaturas ao Summer CEmp e a igualdade de acesso.

Tem custos? A Representação da Comissão Europeia em Portugal e entidades colaborantes assumem os encargos financeiros associados à participação, assim como ao alojamento durante o programa e às atividades, deslocações e refeições incluídas no programa. Aos participantes cabe qualquer outra despesa. Caso alguma pessoa interessada em se candidatar tenha dificuldade em assumir as despesas de transporte, deve indicá-lo no formulário de candidatura para que a organização possa analisar uma possível comparticipação se necessário. A Comissão Europeia procura que nenhuma candidatura selecionada fique limitada a participar por questões financeiras.

Em que idioma? O programa decorre maioritariamente em português, sendo indispensável o domínio deste idioma. Algumas sessões podem decorrer noutros idiomas, nomeadamente inglês, sem interpretação.

Mais informação:

Autor/Autora

Representação em Portugal

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato