Webinar – A segurança e defesa no espaço energético e ambiental: Uma matriz estratégica

Assista ao vídeo na integra no no canal EuroDefense-Portugal.

Este webinar insere-se no âmbito do GRED 4 – DINÂMICAS DA CONFLITUALIDADE ASSOCIADA À SOCIEDADE TECNOLÓGICA GLOBAL E ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Pretende-se contribuir para uma reflexão partilhada, abordando a sinergia existente entre Energia, Clima e a envolvente da Segurança e Defesa.

Delimitar o Espaço Energético e Ambiental, através do olhar que a Geopolítica Energética proporciona. Será dado relevo, ao fator multiplicador da ameaça representado pelas Alterações Climáticas e os desafios que o início dos anos 20 nos trouxeram: o Pacto Ecológico Europeu e claro a pandemia da Covid-19. O atual Pacto Ecológico Europeu veio em definitivo formular políticas e objetivos estruturantes para os Estados-membros e garantir uma estratégia geopolítica coerente da União Europeia (UE), face às contingências decorrentes do vetor Clima.

Na segunda parte será abordada a interação entre o campo da Segurança e Defesa com o Espaço Energético e Ambiental, enquadrando os objetivos gerais e os seus múltiplos desafios, a par das implicações práticas da Segurança Energética em tempos de Transição Energética.

Na parte final procura-se perspetivar e motivar um debate alargado sobre um modelo para uma «Defesa mais verde e sustentável», num setor estratégico e dinâmico, através de um conjunto de propostas e ações possíveis.

Eduardo Manuel Vicente Caetano de Sousa , Coronel Tirocinado do Exército na Reserva, é Mestre em Relações Internacionais, na área de Política Diplomática, pela Universidade Lusíada.

Em 2000 foi representante do Exército em Bruxelas, junto da Presidência Portuguesa da União da Europa Ocidental e da União Europeia. De 2003 a 2006 serviu no Quartel-General da EUROFOR em Florença (Itália). Desempenhou também o cargo de Military Assistant do General Deputy Commander da EUFOR, na Operação Althea na Bósnia-Herzegovina.

Entre outras funções ao longo da sua carreira, foi Comandante do Regimento de Transportes em Lisboa (2008/2010) e Diretor do Núcleo Conjunto de Coordenação, da Comissão Técnico-Militar em Angola entre 2015-2016.

Publicou o livro: «A UEO na encruzilhada da Segurança Europeia», e em 2018 o livro: «Com que Gás se move o Sistema Internacional – O Gás Natural nas novas disputas da geopolítica mundial». Para publicação em dezembro deste ano, o novo livro: «Crónicas por Ruas e Praças do Poder – de Lisboa a Hong Kong».

É autor de vários artigos em revistas e sites especializados sobre Energia, Geopolítica, História e Relações Internacionais.

Participa em estudos, conferências, investigação e grupos de trabalho sobre a temática da Geopolítica da Energia e Segurança Energética.

É atualmente membro da Direção do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal.

Ana Isabel Xavier é Professora associada de Relações Internacionais na UAL e Investigadora Intergrada e Subdiretora no OBSERVARE. É doutorada em Relações Internacionais (especialização em Assuntos Europeus) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Colabora regularmente com os cursos da Academia da Força Aérea e IUM. Foi presidente da Direção da DECIDE – Associação de Jovens Auditores (2009-2013) e da AACDN – Associação de Auditores dos Cursos da Defesa Nacional (2014-2016). Entre 2015 e 2017, exerceu as funções de Subdiretora Geral de Política de Defesa Nacional, tendo sido agraciada com a medalha de Defesa Nacional de primeira classe e com o distintivo blanco pelo governo de Espanha. É a coordenadora do GRED 4 do Eurodefense Portugal. 

Caso não tenha tido a possibilidade de assistir ao Webinar anterior, poderá visualizá-lo diretamente no canal do youtube do EuroDefense-Portugal, no seguinte link:


Cartaz do webinar
Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin