Webinar – Segurança sanitária: As emergências em saúde e o desafio da sustentabilidade

“A ideia de segurança sanitária tornou-se importante nos últimos anos em debates políticos e produção académica sobre governança da saúde. Esta comunicação explora as origens e trajetória do conceito, analisando as vantagens e desvantagens do seu uso. Esta análise serve de base a uma reflexão acerca do possível significado de segurança sanitária num contexto de emergências em saúde, e tendo como pano de fundo a atual emergência climática. O objetivo é repensar uma segurança sanitária sustentável, que propicie não só respostas eficazes a emergências em saúde mas também uma atenção às causas que lhes subjazem. A comunicação termina com uma reflexão acerca do papel da segurança sanitária sustentável no seio das políticas de segurança e defesa.”

Este webinar insere-se no âmbito do GRED 4 – DINÂMICAS DA CONFLITUALIDADE ASSOCIADA À SOCIEDADE TECNOLÓGICA GLOBAL E ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

João Nunes é doutorado e Mestre por Aberystwyth e licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, é Senior Lecturer em Relações Internacionais no Departamento de Política, Universidade de York, Reino Unido. Foi bolseiro de pós doutoramento na Universidade de Warwick, investigador visitante no Gothenburg Centre for Globalization and Development e professor visitante na Universidade de São Paulo. I

Ana Isabel Xavier é Professora associada de Relações Internacionais na UAL e Investigadora Intergrada e Subdiretora no OBSERVARE. É doutorada em Relações Internacionais (especialização em Assuntos Europeus) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Colabora regularmente com os cursos da Academia da Força Aérea e IUM. Foi presidente da Direção da DECIDE – Associação de Jovens Auditores (2009-2013) e da AACDN – Associação de Auditores dos Cursos da Defesa Nacional (2014-2016). Entre 2015 e 2017, exerceu as funções de Subdiretora Geral de Política de Defesa Nacional, tendo sido agraciada com a medalha de Defesa Nacional de primeira classe e com o distintivo blanco pelo governo de Espanha. É a coordenadora do GRED 4 do Eurodefense Portugal. 

A pré-inscrições e o respetivo acesso ao link do zoom deve ser solicitado por esta via para eurodefense@defesa.pt até ao dia 20 de Outubro.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share