Webinar – Tecnologia, segurança e sociedade: novos pontos de convergência e tensão

Assista ao vídeo na integra no no canal EuroDefense-Portugal.

Este webinar insere-se no âmbito do GRED 4 – DINÂMICAS DA CONFLITUALIDADE ASSOCIADA À SOCIEDADE TECNOLÓGICA GLOBAL E ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Esta comunicação analisa em primeiro lugar as grandes tendências relacionadas com os avanços tecnológicos contemporâneos, que permitem novas práticas sociais e estão a alterar a forma como os cidadãos se relacionam com o poder e como este se relaciona com eles. Estas dinâmicas tem implicações em termos de segurança, tanto individual como coletiva.

Em segundo lugar, a comunicação parte deste nível civil e social para o nível da segurança e defesa, explorando de que forma a União Europeia, e os seus instrumentos políticos no âmbito da defesa, procuram dar resposta aos novos desafios securitários contemporâneos.

Bruno Oliveira Martins investigador sénior no Peace Research Institute Oslo (PRIO), onde coordena o Security Research Group. O seu trabalho foca-se em temas situados na intersecção entre desenvolvimentos tecnológicos, práticas securitárias, e impacto social. Coordena a Transnational Academic Network for the Study of Drones  (TRANSAD) e entre 2017 e 2020 foi um dos coordenadores da rede UACES INTERSECT: Technology-Security-Society interplays in Europe. A sua investigação sobre segurança europeia tem sido publicada em revistas internacionais como Journal of Common Market Studies, European Security, Journal of European Integration, Global Affairs e European Politics and Society, e, em Portugal, na Nação e Defesa.

Ana Isabel Xavier é Professora associada de Relações Internacionais na UAL e Investigadora Intergrada e Subdiretora no OBSERVARE. É doutorada em Relações Internacionais (especialização em Assuntos Europeus) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Colabora regularmente com os cursos da Academia da Força Aérea e IUM. Foi presidente da Direção da DECIDE – Associação de Jovens Auditores (2009-2013) e da AACDN – Associação de Auditores dos Cursos da Defesa Nacional (2014-2016). Entre 2015 e 2017, exerceu as funções de Subdiretora Geral de Política de Defesa Nacional, tendo sido agraciada com a medalha de Defesa Nacional de primeira classe e com o distintivo blanco pelo governo de Espanha. É a coordenadora do GRED 4 do Eurodefense Portugal. 

A pré-inscrições e o respetivo acesso ao link do zoom deve ser solicitado por esta via para eurodefense@defesa.pt até ao dia 16 de novembro.

Caso não tenha tido a possibilidade de assistir aos Webinares anteriores, poderá visualizá-los diretamente no canal do youtube do EuroDefense-Portugal, nos seguintes links:


Cartaz do webinar
Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin