EnglishFrenchPortugueseSpanish

XIII Encontro Internacional Eurodefense

O XIII Encontro Internacional EuroDefense decorreu em Roma, no Centro de Altos Estudos da Defesa, entre os dias 8 e 10 de Novembro de 2007, tendo participado uma delegação portuguesa chefiada pelo Dr. António Figueiredo Lopes, Presidente da Direcção do EuroDefense-Portugal.

O tema geral deste Encontro anual da rede de Associações EURODEFENSE – “A segurança e a estabilidade na área Mediterrânica: o papel da Europa” – foi abordado num primeiro painel de conferencistas de reconhecido mérito, moderado pelo Embaixador Guido Lenzi, assessor diplomático do Ministro do Interior de Itália.

O tema que o Grupo de Trabalho Europeu nº 10 (GTE 10) desenvolveu durante o corrente ano sob a liderança do EuroDefense-Portugal – “A UE como actor global para a paz” – foi abordado num segundo painel moderado pelo Presidente da Associação EuroDefense dos Países Baixos, Sen. Wim van Eekelen. Depois de uma intervenção inicial do Deputado Umberto Ranieri, Presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades da Câmara dos Deputados do Parlamento italiano, o TGen Fontes Ramos teve a oportunidade de focar os aspectos principais do trabalho feito pelo GTE 10, de que foi coordenador, trabalho que mereceu elogiosas referências dos restantes conferencistas, bem como de diversos intervenientes no debate.

Dando seguimento ao trabalho apresentado no Encontro Internacional realizado em Atenas em Novembro de 2006, o GTE 9 – “Opinião Pública Europeia e estratégia de comunicação”, liderado pelo Reino Unido e que teve também a participação do EuroDefense-Portugal, apresentou em Roma uma proposta que veio a ser aprovada pelo Conselho de Presidentes das Associações EURODEFENSE.

Merece também uma particular referência a apresentação que a Dr.ª Helena Carrapiço fez às delegações sobre a forma como decorreu e o trabalho produzido na “2007 Young Europeans EuroDefense Round Table”, que o EuroDefense- ‑Portugal realizou em Lisboa entre 11 e 13 de Outubro de 2007, na qual 16 jovens universitários oriundos da Áustria, França, Grécia, Portugal e Roménia debateram o tema “A Política Europeia de Vizinhança e os Vizinhos do Sul”

No início e no encerramento do XIII Encontro Internacional EuroDefense tiveram lugar reuniões do Conselho de Presidentes das Associações EuroDefense onde, para além de serem aprovados os trabalhos apresentados pelos GTE 9 e GTE 10, foi avaliado o trabalho da rede e definida a necessária orientação para a actividade a desenvolver nos próximos anos.

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin