O Encontro anual das Associações EURODEFENSE decorreu em Atenas entre 2 e 4 de novembro de 2006, tendo como tema geral a “Segurança Europeia e Conceito de Defesa”. O EuroDefense-Portugal participou neste XII Encontro Internacional EuroDefense com uma delegação chefiada pelo seu Presidente da Direção, Dr. António Figueiredo Lopes.
Para além do Conselho de Presidentes da rede de Associações EURODEFENSE, cujas reuniões tiveram lugar no início e no encerramento do Encontro, houve duas sessões em que os diversos participantes assistiram a conferências e debateram a “Política de Segurança Europeia em 2006” e as “Perspetivas da Estratégia de Defesa Europeia”.
Os Grupos de Trabalho EuroDefense (GTE) que estiveram constituídos durante o corrente ano apresentaram documentos relativos aos temas “Segurança Europeia e Doutrina de Defesa”, “Cooperação permanente para a Defesa” e “Opinião Pública Europeia e estratégia de comunicação”. No que toca ao Grupo de Trabalho sobre este último tema (GTE 9), o Conselho de Presidentes decidiu que devia continuar os trabalhos em 2007. Relativamente aos GTE sobre “Segurança Europeia e Doutrina de Defesa” (GTE 1) e “Cooperação permanente para a Defesa” (GTE 8), o Conselho de Presidentes aprovou as respetivas conclusões e decidiu enviar os documentos produzidos às competentes autoridades da União Europeia.
No XII Encontro Internacional EuroDefense foi formalizada a admissão da Associação EuroDefense-Roménia como membro da rede EURODEFENSE, tendo sido ainda aprovada e assinada por todos os Presidentes a nova Carta das Associações EURODEFENSE.