EnglishFrenchPortugueseSpanish

Atividades

Conselho Consultivo

Grupos de Reflexão EuroDefense (GRED's)

A constituição dos Grupos de Reflexão EuroDefense (GRED’s) assenta numa estrutura modular enquadradora dos diferentes contributos, orientada para áreas de interesse de reconhecida importância e atualidade, tendo como referência a operacionalização do Plano de Atividades Anual, articulando-se nas seguintes áreas temáticas:

  • GRED 1
  • GRED 2
  • GRED 3
  • GRED 4

GRED 1 - Economia de Defesa

Tem como objetivo central a análise das questões relacionadas com o desenvolvimento da Base Tecnológica e Industrial de Defesa (BTID) Nacional e a sua relação com o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) em todas as suas vertentes.

GRED 2 - Políticas de Segurança e Defesa

Tem como objetivo central a análise e reflexão sobre as políticas e dinâmicas societais com impacto na Segurança e Defesa da União Europeia e na sua capacidade de afirmação com ator relevante no plano das relações internacionais, como promotor da Paz e Segurança, à luz da sua Estratégia Global de 2016.

GRED 3 - Cibersegurança e Proteção de Infraestruturas Críticas

Tem como objetivo a análise e reflexão sobre o impacto na Segurança e Defesa do processo de transição para a sociedade digital, tendo em consideração as ameaças e riscos que estão subjacentes à progressiva dependência da sociedade, nos seus diferentes domínios, das tecnologias de informação e comunicação.

GRED 4 - Dinâmicas da Conflitualidade associada à Sociedade Tecnológica e às Alterações Climáticas

Tem como objetivo central a análise e reflexão sobre a evolução da conflitualidade face à complexificação das relações societais, associada ao processo da globalização e, em particular, ao acelerado desenvolvimento tecnológico que marca a Quarta Revolução Industrial.

Webinares EuroDefense

Veja os vídeos dos webinares na integra diretamente no canal Youtube do EuroDefense-Portugal.

  • Perigo e oportunidades da disrupção digital
  • Tecnologia, Segurança e Sociedade
  • A Segurança e Defesa no Espaço Energético e Ambiental
  • Segurança Sanitária

       

Grupos de Trabalho EuroDefense (GTE's)

  • Nível Nacional
  • Nível Europeu

O Centro de Estudos EuroDefense-Portugal, em acordo com os seus planos de actividades, constitui Grupos de Trabalho Nacionais (GTN) com duração variável, orientados para o estudo, investigação e coordenação de actividades de carácter nacional ou com núcleos nacionais para participação nas actividades dos Grupos de Trabalho Europeus (internacionais).

A rede EURODEFENSE, tendo em vista atingir os seus objectivos comuns e reforçar os laços entre os membros das diversas Associações, estabeleceu a organização e o funcionamento de Grupos de Trabalho Europeus (GTE), orientados para o estudo e debate de temas do âmbito da Segurança e Defesa Europeia.

O Conselho de Presidentes define, em cada ano, os temas prioritários. Cada GTE é assumido por uma Associação que lidera os respectivos trabalhos e redige o texto final que é submetido à aprovação de todos os participantes nacionais inscritos.

Os resultados podem ser debatidos e apresentados no Encontro Internacional Anual e após aprovação do Conselho de Presidentes, o trabalho final é editado e difundido pelo Secretariado Geral e pelas Associações Nacionais.

Grupos de Trabalho Nacionais

Grupos de Trabalho Europeus ativos

Outros Grupos de Trabalho que já concluíram ou que ainda não iniciaram a sua atividade

Partilhar
Conteúdo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin