Avançar para o conteúdo

Artigos redigidos no âmbito da participação no Estágio Académico EuroDefense Portugal 2023/2024

EDITORIAL

A realização de Estágios Académicos constitui uma das atividades nucleares da Eurodefense-Portugal. Os Estágios têm as seguintes finalidades:

– Contribuir para a formação académica e prática dos Estagiários pela sua participação em debates informados sobre as questões de Segurança e Defesa;

– Desenvolver a sua capacidade de análise na área da segurança e defesa, criando condições para que possam publicar os seus trabalhos, em coordenação com o corpo redatorial da ED, através do Portal EuroDefense Portugal (https://eurodefense.pt/).

– Valorizar os Estagiários no Mercado de Trabalho, pela aquisição de conhecimentos práticos sobre os projetos europeus de defesa e respetivo financiamento pela UE;

– Visitar entidades nacionais de relevante interesse estratégico, tecnológico ou operacional. Durante o Estágio estão previstas 3 visitas;

  • Oferecer a experiência de realização de tarefas reais num organismo como a EuroDefense Portugal.

O Estágio 2023-2024 abrange 3 áreas temáticas principais: a Política Externa e de Segurança Europeia; os Desafios Emergentes; e a Economia de Defesa. Nas 4 sessões iniciais será tratada a problemática concetual da segurança europeia e, sobretudo, as medidas adotadas para corrigir as suas debilidades nesta área. Focar-nos-emos no mecanismo do Fundo Europeu de Defesa para que os estagiários adquiram a capacidade prática de identificar as oportunidades que o Fundo trouxe às Empresas/Centros de investigação europeus.

Nas 6 sessões seguintes tratamos de alguns dos desafios emergentes que têm um impacto relevante, desde já, mas um peso determinante no Futuro. Desde as tecnologias disruptivas, as questões da inteligência artificial, os desafios do espaço e cíber bem como o uso sistemático de drones. Nesta área estudou-se o impacto das alterações climáticas e do regresso da guerra ao continente num contexto de previsível pressão migratória.

As 2 sessões finais foram dedicadas à abordagem à economia da Defesa.

– A importância do Fundo Europeu de Defesa para as PME’s: O Caso de Portugal

– Análise das Entidades Portuguesas no Ciclo do FED de 2022

– O Voto por Maioria Qualificada no Âmbito da PESC: Algumas Considerações


NOTA:

  • As opiniões livremente expressas nas publicações da EuroDefense-Portugal vinculam apenas os seus autores, não podendo ser vistas como refletindo uma posição oficial do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal.
  • Os elementos de audiovisual são meramente ilustrativos, podendo não existir ligação direta com o texto.
Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato