EnglishFrenchPortugueseSpanish

III Encontro Eurodefense de Jovens Europeus

No quadro do programa de actividades das Associações EURODEFENSE para 2006, realizou-se em Bona/Alemanha, entre 30 de Agosto e 3 de Setembro de 2006, o III Encontro EuroDefense de Jovens Europeus. Estes Encontros inserem-se na política da rede EuroDefense no relacionamento com a sociedade civil, em particular com os jovens universitários que se preocupam com o tema da segurança e defesa.

A presente iniciativa deu sequência aos anteriores Encontros, em que o primeiro teve lugar em 2002, em Saint-Cyr, França e o segundo foi realizado em 2004 pelo EuroDefense-Portugal, em Lisboa [ ver Caderno 4 sobre este Encontro ], e de uma mais recente Mesa Redonda de Jovens efectuada no Luxemburgo em 2005.

O III Encontro teve por tema a “Interdependência entre segurança interna e externa – uma perspectiva europeia”, um assunto pleno de oportunidade e interesse. O programa [ ver mais ] englobou um conjunto de conferências, de visitas e de trabalhos de grupo que tiveram como objectivo elaborar e apresentar no final um “European paper” sobre o tema do Encontro.

O aprofundamento da identidade europeia, em particular no que respeita ao espírito de segurança e defesa europeias, bem como o convívio e troca de ideias entre jovens universitários europeus, são objectivos de enquadramento deste tipo de actividades da rede EURODEFENSE.

No dia 21 de Junho de 2006 foi realizada, nas instalações da Associação Industrial Portuguesa, uma reunião preparatória com vista à estruturação da Delegação portuguesa, tendo a Direcção do ED-Portugal exposto a sua política de enquadramento desta actividade, o conceito, historial e apreciação dos Encontros EuroDefense de Jovens e promovido a distribuição de documentação de referência e o início da identificação do tema do Encontro e do seu debate.

O III Encontro EuroDefense de Jovens reuniu cerca de 45 participantes, oriundos de 10 países europeus, com o objectivo de debater diferentes perspectivas sobre a segurança europeia e os desafios que lhe são colocados. O EuroDefense-Portugal foi representado por uma delegação composta por sete elementos: Paulo Barcelos (Universidade Nova de Lisboa), Rui Cruz (Academia Militar), Diria Osório (Universidade do Minho), João Reis (Guarda Nacional Republicana), Rui Santos (Escola Nacional de Polícia), Maria Stoleroff (Universidade Católica Portuguesa) e Helena Carrapiço (European University Institute, colaboradora do EuroDefense-Portugal e coordenadora da Delegação). Ao longo dos quarto dias do encontro, esta equipa teve a oportunidade não apenas de ouvir a opinião de diversos especialistas ligados à área da segurança, como também beneficiou da importante troca de ideias entre os participantes.

O encontro concluiu com a apresentação de trabalhos de grupo sobre os seguintes temas: “Como podemos definir a Europa?”, “A Segurança na Europa e o seu significado” e “Propostas criativas para o aumento da segurança na Europa”. Salienta-se a importância deste tipo de encontros na formação dos jovens Europeus numa área de crescente relevância e ainda pouco abordada pela sociedade civil.

Como é referido no Relatório do EuroDefense-Alemanha – “Better European cooperation is required” –, “este encontro foram três dias de êxito, o que prova uma vez mais a mais valia da rede EURODEFENSE: juntando actuais e futuros decisores, providenciando informação útil, levando a Juventude Europeia a participar e a empenhar-se e, acima de tudo, pedir-lhe a sua opinião”.[ ver relatório do EuroDefense-Alemanha sobre o III Encontro EuroDefense de Jovens Europeus ]

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin