A nova página web – Nota do Presidente do EuroDefense-Portugal

A nova página web do EuroDefense-Portugal visa uma comunicação mais dinâmica e atrativa.

Entre as principais finalidades do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal destaca-se o fortalecimento da perceção dos interesses comuns europeus e da necessidade de uma ação efetiva nos domínios da política externa e de segurança, por via de conceitos de ação que privilegiem a cooperação e o diálogo. O desenvolvimento de uma cultura de segurança e defesa constitui um pressuposto essencial no plano das perceções, para o fortalecimento da autonomia estratégica da União Europeia, atenta a sua natureza como espaço de valores, liberdade, humanismo e tolerância e como bastião da democracia.

Para concretizar os seus objetivos o EuroDefense-Portugal tem vindo, desde a sua fundação, a desenvolver um conjunto de atividades, designadamente, a organização de seminários, encontros, debates e conferências sobre questões relativas à segurança e defesa europeia, tendo em conta as naturais implicações nas correspondentes políticas no plano nacional, com particular destaque para o domínio da economia da defesa.

Facilitar a ligação entre as políticas e estratégias da segurança e defesa europeia, as indústrias e os institutos e centros tecnológicos nacionais, incluindo o apoio às atividades das associações empresariais neste sector, constitui igualmente um dos propósitos do EuroDefense-Portugal. Esse foi o objetivo da “Conferência Internacional sobre a PESCO – Novos Desafios e Oportunidades para a Indústria de Defesa Nacional”, realizada em 10 de abril do ano passado e será também a principal finalidade das “Jornadas sobre a Economia da Defesa 2020”, que terão lugar nos próximos dias 10 e 11 de novembro, numa iniciativa conjunta entre o Ministério da Defesa Nacional e o EuroDefense-Portugal.

A crescente afirmação dos instrumentos e plataformas digitais com alcance no plano global e nos mais variados domínios, a par do desenvolvimento acelerado de tecnologias e sistemas de comunicação de acesso universal, com particular ênfase para as redes sociais, consubstanciam novos paradigmas de interconexão. Esta realidade exige que o Centro de Estudos EuroDefense-Portugal confira prioridade à utilização das plataformas de comunicação no ciberespaço, fazendo chegar a sua mensagem a um público-alvo mais alargado e com crescente interesse nas questões da segurança e defesa.

O incremento do recurso às plataformas digitais, designadamente à videoconferência, mercê dos constrangimentos de distanciamento e segurança sanitária impostos pela pandemia Covid-19, representa, por outro lado, uma oportunidade para se tirar melhor partido de meios de comunicação interativos e inclusivos, onde todos possam ter algo a dizer.

É neste sentido que surge hoje a página web do EuroDefense-Portugal, com uma imagem totalmente renovada, assente num layout mais apelativo e informativo, perspetivando uma melhor funcionalidade, atratividade e dinâmica na comunicação externa. Divulgando notícias e informações da atualidade, publicando estudos e artigos temáticos subscritos por especialistas de reconhecido mérito, com especial relevo para as áreas das relações internacionais, segurança e defesa e economia da defesa, pretende-se assim alargar o alcance da mensagem e o universo de seguidores das atividades do EuroDefense-Portugal.  Para além deste meio, continuarmos a difundir a mensagem através de outras plataformas, como o Facebook, Twitter e LinkedIn.

Auguramos o bom acolhimento da iniciativa, convictos da recetividade positiva que uma página web mais funcional e apelativa irá certamente suscitar.


9 de outubro de 2020

António Figueiredo Lopes
Presidente da Direção

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin