Como oportunamente divulgado neste “site” realizou-se no dia 25 de Janeiro do corrente ano, na Sala dos Presidentes da AIP-CCI, um Seminário subordinado ao tema “A importância da internacionalização no desenvolvimento da base tecnológica e industrial de defesa nacional”.
Este Seminário foi organizado em parceria EuroDefense-Portugal, AFCEA Portugal e AIP-CCI, com os patrocínios da Critical Software, Esri Portugal, Grupo Iberomoldes, Grupo Lusis, PT Inovação, SINFIC e Tekever. Teve por objectivo principal proporcionar um amplo debate sobre a complexa problemática da internacionalização das empresas nacionais relacionadas com segurança e defesa, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas (PME), nas seguintes perspectivas: (i) os apoios e incentivos institucionais, dando especial relevo ao novo papel da diplomacia económica; (ii) o papel fundamental das associações industriais e empresariais; (iii) as oportunidades de negócio no âmbito da cooperação multinacional, NATO, Europeia e dos PALOP; (iv) a visão estratégica das empresas nacionais face aos imperativos e desafios da internacionalização.
Com o auditório repleto com mais de 100 participantes, a Comunicação de Abertura foi apresentada pelo Comendador Rocha de Matos, Presidente do Conselho Geral da AIP-CCI e membro do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia Portuguesa.
De acordo com o Programa que se anexa, o Seminário foi organizado em três painéis”: (i) Enquadramento estratégico da internacionalização das empresas nacionais; (ii) Oportunidades de internacionalização das empresas nacionais; (ii) A visão estratégica das empresas nacionais para a internacionalização, e dois “keynote speeches” sobre “Oportunidades do Programa Horizonte 2020” e “Oportunidades na área C4ISR da NATO”.
As comunicações foram asseguradas pela Profª Doutora Maria da Graça Carvalho, membro destacado do Parlamento Europeu, General Koen Gijbers, Director-Geral da Agência de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO e ainda pelo Sr. Peter Scaruppe, Director da Indústria e Mercado da Agência Europeia de Defesa, e altos representantes da DGPDN, DGAIED, AICEP, Observatório do QREN e das empresas SINFIC, CRITICAL SOFTWARE, GRUPO IBEROMOLDES, TEKEVER e PT Inovação.
Na Sessão de Encerramento, durante a apresentação sintética das conclusões, foi sublinhada a importância da internacionalização no desenvolvimento da base tecnológica e industrial de defesa como factor estratégico essencial ao desenvolvimento da Economia nacional, bem assim a relevância do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal na organização destes eventos, através da sua vasta rede de contactos nacionais e internacionais.
Mais informação:
- Notícia sobre a intervenção Presidente da Direcção da AIP-CCI
- Intervenção do Presidente da Direcção do EuroDefense-Portugal
- Intervenção do Presidente da AFCEA Portugal
- Intervenção do Presidente do Conselho Geral da AIP-CCI
- Apresentação do Director, Indústria e Mercado, da Agência Europeia de Defesa
- Apresentação do Administrador Executivo da AICEP
- Apresentação do Coordenador do Observatório do QREN
- Apresentação da Prof. Dr.ª Maria da Graça Carvalho
- Apresentação do Director-Geral da Agência de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO
- Apresentação da SINFIC
- Apresentação da Critical Software
- Apresentação da PT Inovação
(Informação adicional em www.aip.pt e www.afceaportugal.pt)