EnglishFrenchPortugueseSpanish

“Importância na internacionalização na BTID nacional”

Como oportunamente divulgado neste “site” realizou-se no dia 25 de Janeiro do corrente ano, na Sala dos Presidentes da AIP-CCI, um Seminário subordinado ao tema “A importância da internacionalização no desenvolvimento da base tecnológica e industrial de defesa nacional”.

top_sem_internac

Este Seminário foi organizado em parceria EuroDefense-Portugal, AFCEA Portugal e AIP-CCI, com os patrocínios da Critical Software, Esri Portugal, Grupo Iberomoldes, Grupo Lusis, PT Inovação, SINFIC e Tekever. Teve por objectivo principal proporcionar um amplo debate sobre a complexa problemática da internacionalização das empresas nacionais relacionadas com segurança e defesa, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas (PME), nas seguintes perspectivas: (i) os apoios e incentivos institucionais, dando especial relevo ao novo papel da diplomacia económica; (ii) o papel fundamental das associações industriais e empresariais; (iii) as oportunidades de negócio no âmbito da cooperação multinacional, NATO, Europeia e dos PALOP; (iv) a visão estratégica das empresas nacionais face aos imperativos e desafios da internacionalização.

250_SemBTDI_25jan13_04

Com o auditório repleto com mais de 100 participantes, a Comunicação de Abertura foi apresentada pelo Comendador Rocha de Matos, Presidente do Conselho Geral da AIP-CCI e membro do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia Portuguesa.

De acordo com o Programa que se anexa, o Seminário foi organizado em três painéis”: (i) Enquadramento estratégico da internacionalização das empresas nacionais; (ii) Oportunidades de internacionalização das empresas nacionais; (ii) A visão estratégica das empresas nacionais para a internacionalização, e dois “keynote speeches” sobre “Oportunidades do Programa Horizonte 2020” “Oportunidades na área C4ISR da NATO”.

As comunicações foram asseguradas pela Profª Doutora Maria da Graça Carvalho, membro destacado do Parlamento Europeu, General Koen Gijbers, Director-Geral da Agência de Comunicações e Sistemas de Informação da NATO e ainda pelo Sr. Peter Scaruppe, Director da Indústria e Mercado da Agência Europeia de Defesa, e altos representantes da DGPDN, DGAIED, AICEP, Observatório do QREN e das empresas SINFIC, CRITICAL SOFTWARE, GRUPO IBEROMOLDES, TEKEVER e PT Inovação.

520_SemBTDI_25jan13_01

Na Sessão de Encerramento, durante a apresentação sintética das conclusões, foi sublinhada a importância da internacionalização no desenvolvimento da base tecnológica e industrial de defesa como factor estratégico essencial ao desenvolvimento da Economia nacional, bem assim a relevância do Centro de Estudos EuroDefense-Portugal na organização destes eventos, através da sua vasta rede de contactos nacionais e internacionais.

Mais informação:

(Informação adicional em www.aip.pt e www.afceaportugal.pt)

Partilhar conteúdo:
LinkedIn
Share

Formulário Contato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin